Por Jéssica Alves, G1 AP — Macapá


Horta foi montada em espaço na Escola Estadual Azevedo Costa, em Macapá — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Cheiro verde, feijão verde, cebolinha, chicória e alface direto da horta para a merenda produzida na própria escola. É assim que um projeto desenvolvido por alunos da rede pública ensina noções de conscientização do meio ambiente e alimentação saudável. A ideia faz parte do “Escola Verde”, desenvolvido na Escola Estadual Azevedo Costa, no bairro Laguinho, em Macapá.

A instituição aproveitou uma área interna, até então ociosa, para colocar em prática a plantação. Nas aulas os alunos colocam a mão na terra, manuseiam sementes e mudas de hortaliças.

Alunos colocam a mão na terra, manuseiam sementes e mudas de hortaliças — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

O diretor da instituição, Josinei Moreira, explica que a escola desenvolve uma programação voltada para educação sustentável, alimentação saudável e conservação do meio ambiente através da manutenção da horta.

“Temos o objetivo de ensinar os alunos sobre como cuidar do meio ambiente e como ter uma alimentação saudável através da horta. Aqui serão produzidas frutas e verduras que vão ajudar inclusive na merenda da escola”, destacou.

O projeto foi implementado por meio de parceria da escola com a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo (Prodemac) e o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caop/AMB), ambos do Ministério Público do Amapá.

Em fevereiro, foram doados adubo, sementes e materiais para a manutenção das hortas como enxadas, mangueiras para água, ancinhos, encanação e dragas.

Escola desenvolve programação voltada para educação sustentável — Foto: Ministério Público/Divulgação

As atividades, que iniciaram com apenas uma turma, acabaram envolvendo toda a comunidade escolar e têm sido uma forma de aprendizado saudável e criativo, além da ocupação de um espaço que não estava sendo aproveitado.

Segundo a Prodemac, foram doadas três mangueiras para irrigação, 11 cavadeiras com cabo, um metro de material para sombra agrícola, 14 pazinhas, 442 quilos de calcário, 71 sacos de adubo orgânico, 50 metros de tela e 4 dúzias de tábuas.

“Este projeto é muito importante, e as crianças e os adolescentes passam a ter conhecimento sobre conscientização ambiental em casa e no ambiente escolar, levando o conceito de sustentabilidade até como meio de sobrevivência, e respeito ao meio ambiente”, disse o promotor de Justiça Saullo Andrade.

Verduras e legumes são produzidos na horta e aproveitados na produção da merenda escolar — Foto: Rede Amazônica/Rperodução

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1