Por g1 Pará — Belém


"Horta na escola" promove o contato mais próximo de estudantes com o processo de cultivo de hostaliças — Foto: Rai Pontes/Ascom Seduc

A Escola Estadual de Ensino Médio profª Ruth Guimarães, localizada no distrito de Murinin, em Benevides, Região Metropolitana de Belém, iniciou este ano o projeto "Horta na escola", que permite o cultivo de hortaliças de forma tradicional e hidropônica, e com esta realidade mais próxima, possibilita conscientizar os estudantes sobre preservação ambiental e produção sustentável de alimentos.

Adotar a horta no ambiente escolar vai além da questão pedagógica. O estudante pode aprender sobre diversos temas, além da produção servir para incremento nutricional na merenda escolar. As raízes e caules servirão para compostagem, trabalhando com a proposta da sustentabilidade.

A horta era um desejo antigo da comunidade escolar e somente em neste ano foi possível concretizar com por meio de fundos federais do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

"Como escola piloto do novo ensino médio, a ideia de horta já era um pedido lá em 2019 e este ano conseguimos viabilizar. Fomos atrás da empresa, que inclusive é de um ex-aluno nosso, que se formou em Engenharia Agrícola pela UFRA, que conhece a necessidade da escola e realidade do bairro”, comenta a diretora, Lorena Rocha Gomes.

Horta era um antigo desejo da comunidade escolar em Benevides — Foto: Rai Pontes/Ascom Seduc

“Na prática, vamos ensinar para os alunos que eles podem replicar esse conhecimento na vida deles e, como cidadãos, mostramos que o meio ambiente é importante. A escola é legado para tornar cidadãos cada vez mais conscientes e sabendo da sua responsabilidade com o meio ambiente”, sintetiza o coordenador do projeto e professor de física Rosidênis Aragão.

Alface, cheiro verde, rúcula e agrião são algumas das hortaliças semeadas no local, que ainda não estão disponíveis para uso.

Horta é irrigada por sistema hidropônico

O sistema hidropônico é um formato mais moderno de cultivo. A hortaliça é irrigada e vai se desenvolver no meio aquoso, com componentes como ferro, potássio e outros nutrientes para crescer.

O sistema se torna mais sustentável porque reutiliza a água e usa uma quantidade menor do que a horta tradicional.

“É uma iniciativa muito legal da escola porque é um incentivo para o aluno aprender não só na teoria, mas também na prática. Estou ansioso para começar a plantar, colocar a mão na massa, e aprender como produzir”, comentou Felipe Welison, aluno do 3° ano, que pretende seguir carreira nas ciências com o curso de Agronomia.

Estudantes aprovam iniciativa — Foto: Rai Pontes/Ascom Seduc

A escola Ruth Guimarães atende estudantes do ensino médio, com aproximadamente 950 alunos matriculados nos três turnos no ensino regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As aulas na horta serão semanais e fazem parte dos Projetos Integradores de Ensino, que estão no Documento Curricular do Estado do Pará (DCEPA).

“A horta veio enriquecer o trabalho pedagógico da nossa escola, vai possibilitar um trabalho interdisciplinar e também viabilizar o protagonismo estudantil, envolvendo todas as áreas do conhecimento e diversos campos de saberes. Vamos trabalhar a biologia com a botânica, a química com as substâncias, a física com o efeito estufa, a geografia quando falamos do problema da agricultura, da dificuldade de encontrar terra para plantar e ainda a história de quando se começou as plantações na humanidade”, analisou o professor de biologia Otávio Moyses, mestre em ensino de biologia.

“Gostei muito desse projeto na escola, vou poder aprender aqui e também aplicar em casa. É a oportunidade ainda de colocar em prática o que aprendemos na sala de aula”, comenta a estudante do 3° ano, Rayla Freitas, que tem uma pequena horta em casa, cultivada pelo pai.

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