Brasil
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Marcelo Ribeiro, Valor — Brasília


Aprovado em 19 de maio pela Câmara dos Deputados, o projeto de lei que regulamenta o ensino domiciliar (homeschooling) no Brasil estabelece regras para que as famílias possam optar por essa modalidade de ensino, além de prever obrigações que devem ser cumpridas pelas escolas.

LEIA MAIS:

A proposta faz alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, permitindo que estudantes da educação básica - da pré-escola ao ensino médio - possam aderir ao método.

Vale lembrar que a matéria ainda precisa ser apreciada pelo Senado, onde deve enfrentar resistências, antes de seguir para a sanção presidencial.

Mas, afinal, o que significa homeschooling? Como funciona? Quais são as desvantagens desse método? Nesta reportagem, o Valor traz mais detalhes sobre os principais pontos do projeto que regulamenta o ensino domiciliar.

O que é homeschooling e como funciona?

O homeschooling é um método de ensino situado em casa e não em uma instituição projetada para esse fim, como é a escola. Em geral, os pais ou responsáveis ficam encarregados de serem os professores da criança.

Para que os alunos possam aderir ao homeschooling, os pais ou responsáveis deverão formalizar a decisão junto a uma instituição de ensino credenciada e realizar a matrícula anual do aluno.

Um dos pais ou responsáveis legais pelo estudante deverá apresentar documentos que comprovem que tem ensino superior ou educação profissional tecnológica.

Nos dois primeiros anos após a regulamentação entrar em vigor, há uma regra de transição para os pais ou responsáveis legais que ainda estiverem estudando. Eles também podem optar pelo ensino domiciliar dos estudantes caso um deles comprove que está matriculado em curso de nível superior e registrem a continuidade dos estudos anualmente.

Também será necessário que os tutores apresentem certidões criminais da Justiça Federal e Estadual ou Distrital. Eles não poderão ter nenhuma condenação em crimes como tráfico de drogas, violência doméstica, crimes hediondos e aqueles que estejam previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Homeschooling — Foto: Jessica Lewis/Unsplash
Homeschooling — Foto: Jessica Lewis/Unsplash

Entre as regras, será obrigatório seguir o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular, permitindo a inclusão de conteúdos curriculares adicionais. Será necessária a realização de atividades pedagógicas que promovam a formação integral do estudante. Os relatórios com registros dessas atividades deverão ser encaminhamos às escolas trimestralmente.

A cada semestre, os responsáveis deverão frequentar reuniões com o instituto de ensino para a troca de experiências com outras famílias que optarem pelo ensino domiciliar. Eles também deverão garantir o convívio dos estudantes em família e em comunidade.

A proposta ainda prevê que a escola tenha um docente tutor responsável por acompanhar o desenvolvimento do aluno. Além disso, o educando deverá participar de encontros semestrais com os pais ou responsáveis legais. Também será convidado para essas reuniões periódicas o profissional que acompanha o ensino domiciliar que eventualmente seja contratado para essa função.

Os estudantes do homeschooling passarão por avaliações anuais de aprendizagem realizadas pela escola. Eles participarão dos exames do sistema nacional de avaliação da educação básica e dos exames do sistema estadual ou municipal de avaliação da educação básica. O texto ainda prevê que os estudantes que reprovarem duas vezes seguidas ou três alternadas terão que frequentar a escola, com os pais perdendo direito ao ensino domiciliar.

Quais são as desvantagens do homeschooling?

Para a ONG Todos Pela Educação, o avanço do projeto representa um risco para os estudantes e para a educação básica do país.

Na avaliação da entidade, a proposta não atende aos três objetivos da educação previstos na Constituição - pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

“A família, só ela, não é capaz de reunir as condições mínimas necessárias para alcançar objetivos tão amplos e complexos”, avalia a Todos pela Educação, que ainda aponta o risco de limitar a possibilidade de que casos de vulnerabilidades sociais, abusos e violência domiciliar sejam identificados e encaminhados para os órgãos responsáveis.

A entidade ainda faz críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro, que é entusiasta da regulamentação do “homeschooling”. “É preciso destacar que o avanço da regulamentação da educação domiciliar em um momento tão crítico para a educação básica é mais um sinal da completa ausência, omissão e desconexão do governo Bolsonaro com os reais problemas vividos hoje nas escolas”.

Mais recente Próxima Greve dos peritos do INSS acaba e atendimento volta na segunda (23)

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Discussões entre membros da equipe econômica do ex-presidente dos EUA incluem penalidades a aliados ou adversários que procurem formas ativas de comércio bilateral em outras moedas que não o dólar

Equipe de Trump quer combater a desdolarização proposta pelo Brics

No rescurso, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pede que o ministro Cristiano Zanin reconsidere a decisão que suspendeu a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Senado entra com recurso contra decisão que suspende desoneração da folha

Há 25 meses, o país tem adotado a bandeira verde, após o fim da escassez hídrica

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio, sem custo extra nas contas de luz

A proposta havia sido aprovada em assembleia geral da categoria na quinta (25) e prevê reajuste de 10,9% em janeiro de 2025 e outro de 10,9% em maio de 2026

Governo e servidores do BC assinam acordo salarial após meses de 'operação-padrão'

Dívida do Estado com a União está calculada atualmente em R$ 156,8 bilhões

Governador do RJ aciona STF para discutir dívida com a União e pede suspensão de pagamentos

Em relação ao trimestre anterior, as vendas subiram 7%; o volume total de vendas do primeiro trimestre de 2024 somou 839 mil toneladas

Braskem tem queda de 5% nas vendas de resinas no Brasil no 1º trimestre

Banco já iniciou diversos processos semelhantes ao longo dos últimos anos, incluindo para encontrar potenciais parceiros para sua financeira

BRB vai contratar assessor financeiro para encontrar sócio para unidade de cartão

O presidente participou de um ato em São José dos Campos que celebrou a parceria entre a Azul e a Embraer

Lula pede mais viagens pelo Brasil e menos ao exterior ao defender aviação regional