Por Adneison Severiano, G1 AM


Escola Estadual Antônio Encarnação Filho, em Manaus — Foto: Adneison Severiano/G1 AM

Dois assaltantes armados se passaram por estudantes e entraram na Escola Estadual Antônio Encarnação Filho, na noite de terça-feira (29), em Manaus. Os criminosos fizeram arrastão em uma das turmas do colégio e fugiram levando celulares, tablets e outros pertences de alunos. A unidade educacional fica localizada no bairro Lírio do Vale II, na Zona Oeste de Manaus. Moradores relataram insegurança e casos de roubos na região. Segundo a direção da escola, ninguém ficou ferido.

De acordo com a diretora da escola, Ione Bezerra, os dois assaltantes eram jovens e aparentam ser adolescentes. A dupla entrou pelo portão da unidade, por volta das 20h30.

"Um usava a farda da escola. Outro estava de camisa branca, calça e mochila. O uso de camisa branca é permitido nas escolas estaduais e, por isso, o porteiro não desconfiou deles", contou a gestora.

Local por onde suspeitos fugiram — Foto: Adneison Severiano/G1 AM

Momentos antes do intervalo entre as aulas, os assaltantes foram até o segundo pavilhão da escola, onde a movimentação de alunos é menor, e entraram na sala do terceiro ano do ensino médio.

Segundo relato das vítimas à direção da escola, os dois assaltantes estavam armados com pistolas e anunciaram o assalto. 33 alunos estavam na sala de aula. Os ladrões recolheram celulares, tablets, fones de ouvido e outros pertences dos estudantes. Toda ação durou cerca de quatro minutos.

A dupla pulou o muro na lateral da quadra poliesportiva da escola e fugiu pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Luiz Montenegro, que situado ao lado da escola.

A Escola Estadual Antônio Encarnação Filho tem 1.463 alunos. A direção da unidade afirmou que esse foi primeiro assalto à mão armada dentro da escola, mas o prédio já tinha sido invadido por ladrões em um fim de semana.

Escola Estadual Antônio Encarnação Filho tem 1.463 alunos — Foto: Adneison Severiano/G1 AM

Insegurança

Moradores que residem nas proximidades da escola relataram medo com ação frequente dos bandidos. Uma dona de casa de 59 anos, que prefere não se identificar, disse que há um ano foi roubada na esquina da rua 9 por dois criminosos em uma motocicleta. A mulher ainda presenciou outro assalto que teve como vítima uma vizinha.

"Eu ia para feira quando dois homens em uma moto me pararam e levaram minha bolsa com celular, dinheiro e documentos. Outro dia, eu estava com minha vizinha na calçada e um carro modelo HB20 parou e exigiram que minha vizinha entregasse a bolsa. A segurança aqui é péssima. Tem assalto ou tentativas praticamente todos os dias. Somos obrigados a ficar o tempo todo trancados dentro de casa. Uma sensação de insegurança total", desabafou a dona de casa.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1