Rio Bairros Barra da Tijuca

Hipnose pode ajudar a melhorar concentração e aprendizado, diz especialista

Especialista afirma que técnica alivia tensão e melhora concentração
Poder da mente. Tiago Garcia fala sobre hipnose em livro recém-lançado e dará workshop em fevereiro Foto: Divulgação
Poder da mente. Tiago Garcia fala sobre hipnose em livro recém-lançado e dará workshop em fevereiro Foto: Divulgação

RIO — Apesar de ter feito curso de inglês quando mais jovem, a produtora cultural Raquel Affonso, de 23 anos, tinha tanto medo de falar o idioma em seu trabalho que chegava a fingir que a internet tinha caído para escapar de reuniões. A situação perdurou até que ela conheceu o neurocientista e cineasta Tiago Garcia, especialista em hipnose, que lhe garantiu que a técnica poderia ajudá-la. Até então, Raquel achava que hipnose era algo que só se via em filmes, mas bastaram três sessões, conta, para que superasse seu medo de falar inglês.

— Eu me sentia insegura e isso prejudicava meu trabalho. Há três meses, desde que aprendi a fazer auto-hipnose, consigo ficar tranquila e me sinto segura nas reuniões e para redigir textos em inglês. Às vezes ainda bate uma ansiedade, mas já sei como me acalmar — relata Raquel.

Leia mais: Projeto gratuito que cobre cicatriz com tatuagem chega ao Rio

Pós-graduado em Neurociências e comportamento pela PUC-RS, Garcia explica que a hipnose é capaz de ajudar no aprendizado e no trabalho porque faz com que a pessoa entre em um estado de atenção focada e reduza a consciência periférica (do que está ao redor):

— Deste modo, fica mais fácil sugestionar a mente para alcançar o objetivo que se tem.

O ator Marcelo Serrado recorreu à hipnose para desenvolver um novo personagem Foto: Reprodução/Instagram
O ator Marcelo Serrado recorreu à hipnose para desenvolver um novo personagem Foto: Reprodução/Instagram

Sobre o aprendizado, ele observa que muitas pessoas possuem crenças limitantes porque quando crianças ouviram que não eram capazes e com isso perdem o desejo e a empolgação de aprender. Ele garante que é possível utilizar a hipnose para resolver essa e qualquer outra situação, como problemas para dormir, dores crônicas e maus hábitos ou comportamentos.

— Sempre fui curioso sobre o funcionamento do cérebro e o corpo humano. Quando criança, peguei uma turbulência em um voo e fiquei traumatizado. Em 2010, comecei a praticar a auto-hipnose para tratar essa fobia e deu supercerto. Foi quando decidir estudar o assunto — recorda.

Fala de Pedro Scooby no 'BBB 22' virou meme: dever de casa é punição? Saiba o que dizem os especialistas

Famosos como Marcelo Serrado estão entre os clientes de Garcia. O ator, que procurou o especialista pela primeira vez no fim de 2020, para tratar uma crise de ansiedade e síndrome do pânico, agora conta com a ajuda dele para desenvolver um novo personagem.

— Na primeira vez, o Tiago me ensinou a me controlar e perceber que tudo o que eu precisava estava dentro de mim — conta Serrado. — Agora estou bem entusiasmado e acho que a hipnose vai me ajudar no trabalho. A mente comanda tudo.

Garcia explica o trabalho que irá desenvolver com Serrado:

Mais educação: Universidades lançam novos cursos e modernizam instalações para volta às aulas

— Os atores têm muita facilidade para se dissociarem do ego e com isso conseguem desenvolver as características de que vão precisar para determinada atuação. No estado hipnótico, o cérebro não distingue o real do imaginário e fica mais fácil construir o personagem.

O neurocientista lançou o livro “Hipnose e neurociência – Explore o poder da sua mente“ em outubro e, no próximo dia 12, fará o workshop on-line “Auto-hipnose aplicada“, das 9h ao meio-dia, com preço promocional de R$49,99. Inscrições em wakeditora.com.br.

SIGA O GLOBO-BAIRROS NO TWITTER ( OGlobo_Bairros )