Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Helder Barbalho tornará educação ambiental disciplina obrigatória nas escolas estaduais do Pará

Medida será anunciada nesta segunda (5), dia do Meio Ambiente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Governo do Pará tornará obrigatório para toda a rede estadual de ensino a disciplina de educação ambiental. A medida será anunciada nesta segunda (5) pelo governador do estado, Helder Barbalho (MDB).

Helder Barbalho (MDB) durante evento de campanha de governadores com Lula (PT)
Helder Barbalho (MDB) durante evento de campanha de governadores com Lula (PT) - Mathilde Missioneiro-5.out.2022/Folhapress

"Tenho convicção de que é uma política fundamental para o estado do Pará promover a preservação e a coexistência ambiental por meio da educação, principal agente de transformação da sociedade'', diz Barbalho.

Segundo o governo, 550 mil estudantes das escolas estaduais serão atendidos pela iniciativa, que será desenvolvida em uma aula semanal. Pouco mais de 1 milhão de alunos das redes municipais também poderão contar com atividades sobre o tema caso as escolas façam a adesão ao projeto.

"Estamos em cima da maior área verde ainda existente no planeta. Precisa ser uma vocação de todos desta região o desenvolvimento sustentável. E essa mudança só pode acontecer pelo processo de educação dos nossos estudantes, formando a consciência do seu papel sobre o seu meio ambiente social e natural", afirma o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares.

O anúncio da medida seria realizado na manhã desta segunda (5), em Belém. Estava programada a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, no evento.

A capital do Pará sediará em 2025 a conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas), a COP30. A iniciativa de inserir o tema do meio ambiente como disciplina obrigatória nas escolas faz parte de um projeto maior que envolve outras ações do estado para a proteção da Amazônia, idealizadas pela Secretaria estadual de Educação.

Uma dessas propostas é a formação de uma rede global de jovens líderes pela proteção e sustentabilidade da Floresta Amazônica. No ano que vem, será realizado na região do Marajó e nos municípios de Belém e Santarém o Encontro Global de Jovens e Meio Ambiente "Reflorestando Mentes", que promoverá um intercâmbio entre estudantes dos anos finais do ensino médio de 50 países e da rede pública estadual do Pará.

Outra medida é premiar os 15 melhores projetos educacionais das redes estadual e municipal de ensino de meio ambiente e práticas para a sustentabilidade social e econômica na região Amazônica.

O governo também prevê aporte de recursos para que as escolas estaduais desenvolvam propostas sustentáveis, como implantação de hortas e jardins nas unidades, projetos para captação de água da chuva, estruturação de coleta seletiva e do descarte consciente de resíduos, entre outros.

Também será criado um Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb) nas 12 regiões administrativas do Pará. A ideia é que o local funcione como um um espaço de integração entre o meio ambiente e diferentes tecnologias.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.