Por AMPESC

O seu grande propósito no ensino médio era chegar à faculdade? Que bom, o seu objetivo foi alcançado! Mas e agora? A rotina mudou, o horário das aulas não é mais o mesmo e é preciso se organizar com novos hábitos de estudo pra não ficar para trás.

Se você usava um plano de estudos no ensino médio, parabéns! Porém, a maioria dos estudantes não se preocupou muito com essa organização durante esse período. Ler todo o conteúdo da prova um dia antes era o suficiente para garantir a nota dentro da média. Pois bem, isso também mudou.

É normal ficar um pouco perdido diante das possibilidades oferecidas por uma faculdade. Além disso, a dinâmica de aprendizado é diferente daquela vivida na escola, então é natural levar um tempo para se adaptar. Para auxiliá-lo nesse processo de adaptação, separamos algumas dicas que podem ajudar a criar novos hábitos de estudo. Confira!

É inevitável: você precisa ter hábitos de estudo durante a faculdade

A primeira dica é até um pouco básica, mas extremamente necessária: se você não desenvolver hábitos de estudo, você irá se perder durante a faculdade. Diferentemente do ensino médio, quando as aulas seguem uma apostila/livro, na faculdade os professores vão além dessa metodologia.

Durante o ensino superior, você receberá muito conteúdo para ser analisado em pouco tempo. Geralmente as instituições dividem a semana de aula em uma disciplina por dia, o que significa que o conteúdo passado na segunda-feira deverá ser lido/revisado em sete dias, por exemplo. Porém, nesse intervalo você terá outras quatro disciplinas, com mais conteúdos. Ficou assustado? Calma, com organização é possível dar conta de tudo.

A educadora Gabriela Piske, que trabalha com estudantes do ensino médio e do ensino superior, lembra que a principal diferença que deve ser levada em conta pelos calouros de uma faculdade é a questão do tempo. “Na escola o aluno tem todo o ano para se recuperar de uma eventual nota baixa, já na graduação as disciplinas duram apenas um semestre, por isso é tão importante se organizar”, aconselha.

A diretora pedagógica Juliana Diniz, em entrevista ao Correio Braziliense, afirmou que para começar a criar um hábito é importante estabelecer metas de curto prazo. Assim, segundo ela, quando você atingir as metas ficará motivado a melhorar o seu desempenho e a se dedicar mais. Comece reservando 30 minutos diários de estudo/revisão e aumente esse tempo gradativamente. Dessa forma, você tornará a prática de estudar um hábito.

Não ignore o plano de ensino

A organização do que será aprendido é tão importante para o ensino-aprendizagem que nas primeiras aulas da faculdade os professores compartilham com os alunos o Plano de Ensino. Esse documento é muito importante, mas com frequência é ignorado pelos acadêmicos.

De acordo com um artigo do Portal Brasil Escola, seguir o conteúdo que será ministrado em cada aula e ter acesso à biografia usada como base pelo professor são pontos importantes para acompanhar as disciplinas com maior eficiência e aproveitamento.

Você pode utilizar esse material para organizar os seus hábitos de estudo, afinal, o plano de ensino apresenta como serão as avaliações e os objetivos de cada aula. Dessa maneira você conseguirá se preparar com antecedência e participar das aulas com mais segurança e aproveitando ao máximo os conhecimentos repassados pelos docentes.

Organize os seus horários

Organize seus horários — Foto: Pexels

A faculdade é um período intenso. A vida adulta está batendo na porta e, por isso, além dos compromissos das aulas, você terá uma rotina que envolverá, provavelmente, trabalho/estágio, família e vida social – que agora é dividida em galera da faculdade e galera da escola.

Nesse sentido, é muito importante ter organização para que o tempo seja administrado da melhor forma possível e você consiga gerenciar todos os setores da sua vida. A educadora Gabriela Piske pontua que, nessa fase, as escolhas irão determinar o seu sucesso. “É preciso ter maturidade para gerenciar as prioridades nesse momentos e manter-se firme no seu propósito”, defende.

Segundo Cynara Bastos, Supervisora de Carreiras do Ibmec/MG, é importante estabelecer uma agenda semanal para os seus hábitos de estudo. “Você pode criar uma agenda no Excel ou, caso prefira, pode deixar a agenda num quadro/mural ou onde achar melhor. Semanalmente coloque nesta agenda tudo aquilo que precisa ser feito”, aconselha.

A faculdade traz desafios, mas, como tudo na vida, é importante manter a saúde mental durante esse período cheio de desafios e oportunidades. Por isso, não deixe de incluir a família e os amigos na sua rotina. Cynara aconselha ainda que é fundamental dedicar um tempo para fazer atividade física, comer bem e estar perto de quem você ama.

Lembre-se: você agora é independente!

Agora você é independente — Foto: Pexels

Se você era acostumado a correr atrás das notas depois que o professor chamava seus pais na escola, faltava até receber uma advertência, entregava os trabalhos na data apenas quando era lembrado por algum colega, lá vai uma triste notícia: tudo isso acabou!

O principal diferencial da faculdade é a independência que ela proporciona ao estudante, o que pode ser algo bom ou ruim. Tudo irá depender da sua disciplina. A educadora Gabriela lembra que dificilmente você irá gostar de todas as matérias do seu curso superior. Porém, na faculdade é preciso se dedicar igualmente em todas, porque na vida profissional isso pode fazer falta.

Portanto, anote sempre as datas de trabalhos e provas, para não perder nenhum prazo ou nota. Além disso, as faltas são de sua responsabilidade. Se você faltar mais do que o permitido, ninguém irá avisá-lo sobre isso, mas ao final do semestre você terá reprovado na disciplina, mesmo que tenha notas boas.

Durante as aulas, os professores não irão exigir que você escreva algo, mas as chances de ter uma questão na prova sobre alguma coisa que o professor explicou são bem grandes. Por isso, fique atento: as responsabilidades aumentam na faculdade!

Extraia o máximo das aulas e dos professores

Mesmo que possa parecer que os professores no ambiente acadêmico não são tão próximos quanto no ensino médio, quando você está na faculdade, tem total liberdade para conversar com eles, expor suas dúvidas, escolher orientadores e realmente se engajar com a matéria que mais interessar.

Por isso, não se sinta excluído ou acuado no ambiente acadêmico. Esse é o momento para você encontrar oportunidades, aumentar sua rede de contatos e se divertir muito. Para um estudante da graduação, muita insegurança permeia a mente, mas lembre-se que esse é um capítulo que dará liberdade para que você alcance os seus sonhos.

Confira um outro artigo que produzimos e que pode te ajudar a desenvolver uma boa relação com os seus professores na faculdade!

AMPESC

Mais lidas

Mais do G1

O que não fazer na sua primeira experiência no mercado de trabalho


5 erros que todo estagiário deve evitar

Veja os principais erros que devem ser evitados


Como se preparar para uma entrevista de estágio

Aprenda a conciliar as atividades de forma a garantir melhor desempenho


Dicas para administrar trabalho e faculdade simultaneamente

Veja o que precisa mudar para você se sair bem na faculdade

Hábitos de estudo que devem ficar no ensino médio

Prepare-se para o que essa nova etapa tem a oferecer

6 dicas para você que é calouro na faculdade

Saiba o que fazer para conquistar a tão esperada vaga no curso superior

Dicas para melhorar o desempenho no vestibular 2019

Confira duas instituições que divulgam vagas disponíveis

Onde fazer estágio em Santa Catarina?
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!