NOTÍCIA

Gestão

Educação na Pandemia – Guia de Boas Práticas está disponível gratuitamente

Material é online e apresenta iniciativas de educadores do Brasil e mundo visando que o vínculo aluno e escola não se perca. Estratégias de coesão das equipes docentes e gestão também fazem parte do conteúdo

Publicado em 28/07/2020

por Redação revista Educação

educacao-na-pandemia-guia Foto: Shutterstock

É diante da pandemia do coronavírus, que impede as escolas de funcionarem normalmente com aulas presenciais, que o Instituto Sonho Grande lança Educação na Pandemia – Guia de Boas Práticas. O material, elaborado em parceria com secretarias de Educação de vários estados, está disponível gratuitamente de forma online (clique aqui) e apresenta iniciativas de diversas secretarias de Educação, gestores e professores Brasil afora para que os estudantes mantenham vínculo com a escola e sigam aprendendo da melhor maneira possível.

Leia: Em tempos de crise, o desenvolvimento das competências socioeomocionais é fundamental

educação na pandemia

Abertura do Educação na Pandemia – Guia de Boas Práticas

As questões curriculares receberam atenção imediata e intensa das redes para que, quando a pandemia passar, as defasagens possam ser recuperadas com bons diagnósticos e um planejamento eficaz na retomada das aulas. Portanto, o ISG considera que o importante agora é acolher a comunidade escolar e manter o vínculo dos estudantes e familiares com a escola.

Por esses motivos, Educação na Pandemia tem como foco principal temas ligados ao protagonismo juvenil, revelando ações que priorizam a função social da escola como um centro de produção de conhecimento, socialização e construção de projetos de vida. No entanto, estratégias para manter a coesão e a energia das equipes docente e gestora das escolas também fazem parte do material, a fim de colaborar com esses profissionais tão pressionados desde o início da pandemia para seguir oferecendo aos alunos os conteúdos curriculares.

Leia: As medidas que devem ser tomadas para o retorno das aulas presenciais

A saber, nas páginas finais do material há indicações de programas, recursos, plataformas, estudos e iniciativas educacionais no Brasil e no mundo para também serem usadas como fontes de inspiração para seguir em frente com o calendário escolar.

Conheça, a seguir, sete boas práticas que fazem parte do material Educação na Pandemia e como estão sendo desenvolvidas:

guia educação

Foto: Shutterstock

Alagoas – Laboratórios de Aprendizagem

Para envolver os alunos do  1º e 2º anos do ensino médio da rede estadual, os educadores organizaram um esquema de estudos que foge das aulas convencionais que têm sido propostas durante a pandemia. São os Laboratórios de Aprendizagem: roteiros de estudos quinzenais, com propostas de atividades, dicas para resolvê-las, sugestões de investigação, prazo e formas de registro, são enviados para os estudantes (pela internet ou pelas mãos de agentes comunitários). Aliás, cada roteiro é inspirado por um tema gerador e trabalhado em laboratórios de língua portuguesa, matemática, comunicação, ideias inovadoras, iniciativa social e comunitária, atividades lúdicas e clube de leitura. Nesse sentido, para orientar os jovens, os professores se encontram com as turmas três vezes durante a vigência de cada laboratório.

Alagoas – clubes de leitura de aprendizagem

Momentos de leitura estão tomando conta dos dias de isolamento social dos jovens alagoanos do ensino médio. Nesse sentido, professores de língua portuguesa estão organizando clubes de leitura e também ficam responsáveis por sugerir as leituras e criar um calendário de atividades no campo da leitura e da escrita, além de promover rodas de conversa virtuais para os estudantes comentarem as obras.

Leia: Guia auxilia secretarias de Educação a implantarem e executarem o ensino remoto

Alagoas – Projeto Foca Enem

Para que os estudantes continuem entusiasmados em prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a rede estadual organizou o Projeto Foca Enem, com aulões digitais ao vivo, simulados semanais e rotinas de estudo com temas norteadores. Também foram criados pela rede o Enem Flix (sugestão de filmes relacionados a conteúdos da prova) e o Enem News (divulgação das notícias sobre o exame).

Bahia – monitores de turma

Para não deixar ninguém se distanciar da escola por causa da suspensão das aulas presenciais, a equipe gestora do Colégio Estadual de Seabra, localizado na cidade baiana de mesmo nome, levou ao pé da letra o conceito de protagonismo juvenil e criou grupos de WhatsApp com um estudante para atuar monitor por série, escolhido entre os próprios alunos. Cerca de 60 jovens são responsáveis por encaminhar as atividades para os colegas, garantir que todos tenham acesso ao material, receber os trabalhos de volta e dar retorno aos professores sobre as dificuldades que surgem.

Goiás – tutoria individual de matemática

Desde 2015, alunos do  8º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio do Centro de Educação em Período Integral Presidente Castelo Branco contavam com um esquema de tutoria em matemática. Para manter a ideia viva em tempos de isolamento social, o professor Gabriel dos Santos Silva se organizou para que as reuniões com os alunos, antes coletivas, se transformassem em encontros virtuais individuais.

Leia: Volta às aulas presenciais exigirá cuidado com emocional de alunos e professores

Goiás – Mães Líderes de Turma

Para estreitar ainda mais os laços entre família e escola, a diretora Lauricéa Vilela teve a ideia de entrar em contato com as mães dos alunos do Centro Educacional de Tempo Integral Dom Veloso, em Itumbiara (GO), a 200 quilômetros de Goiânia, e convidá-las para se tornarem Mães Líderes de Turma, algo como postos avançados da gestão escolar na comunidade. Aliás, a estratégia deu certo: logo no início do das aulas remotas, 98% dos alunos estudantes seguiram as atividades disponibilizadas pelas escola.

Maranhão – Guia sobre bem-estar na pandemia

A Secretaria de Estado, em parceria com a UNESCO, elaborou o Guia do autocuidado durante a pandemia e distribuiu o material para os estudantes, com dicas de como aprender a lidar com as emoções, criar uma rotina e cuidar do bem-estar, principalmente durante a fase de isolamento social.

Leia também:

“Educação não é só conteúdo”, alerta Gabriel Perissé sobre seu novo projeto

Covid: 83% dos professores não se sentem preparados para dar aulas online

Autor

Redação revista Educação


Leia Gestão

inteligência artificial

Ao contrário do Metaverso, inteligência artificial veio para ficar,...

+ Mais Informações
família e escola

Acusações entre família e escola prejudicam a saúde mental dos...

+ Mais Informações
E-learning,Icon,On,A,Virtual,Screen,In,A,Laptop.,Concept

Qual o futuro da EAD na educação brasileira?

+ Mais Informações
cultura organizacional

Propósito como eixo para a cultura organizacional escolar

+ Mais Informações

Mapa do Site