Conteúdo de Marca

Brasil Educação Guia Enem

Grupos de estudos on-line para o Enem e concursos ganham força

Comunidades no WhatsApp e Facebook são usadas para compartilhar informações, tirar dúvidas e trocar experiências
Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Nem sempre as notificações na tela do celular significam distrações para os estudantes. Para quem estuda com ajuda das redes sociais e aplicativos de mensagem, cada aviso pode trazer informações, dicas de livro ou a resolução de dúvidas e questões. Essa é a rotina dos grupos on-line que reúnem candidatos ao Enem, vestibulares e concursos.

Com milhares de integrantes e interações frequentes, essas comunidades virtuais têm regras específicas e administradores atentos. Um deles é Wesley Fabricio, de 18 anos, criador de um grupo no WhatsApp sobre o Enem, com cerca de 200 participantes.

— Terminei o Ensino Médio em 2017 e comecei a estudar por meio de grupos on-line. Decidi ser administrador para ajudar as pessoas em busca de apoio nos estudos. E não é fácil. Há sempre uma cobrança para participar e aconselhar os integrantes, mas é muito gratificante também — conta Wesley

Por meio de aplicativos de mensagens, estudantes trocam informações com outros candidatos ao Enem Foto: Fotolia
Por meio de aplicativos de mensagens, estudantes trocam informações com outros candidatos ao Enem Foto: Fotolia

Mesmo em um ambiente virtual, esses grupos de estudo têm uma rotina movimentada. Ao assumir a função de administrador, Wesley Fabricio passou a checar as conversas diariamente, passando planos de estudos e materiais de apoio aos colegas.  Pela experiência do estudante, a maioria dos candidatos busca a internet para reforçar áreas de conhecimento que ainda não domina.

— Estudar pelas redes sociais é ótimo para organizar o próprio tempo e criar um plano de estudos coerente com a rotina pessoal. São inúmeras pessoas dispostas a aprender e trocar informações. Por outro lado, é preciso redobrar a atenção, porque fica mais fácil perder o foco — explica Wesley.

O professor de Português Fernando Pestana só vê vantagens em estudar pela internet. Autor de livros de gramática, ele desenvolveu dois aplicativos e é dono do maior grupo de português para concursos no Facebook, o “Português do Pestana”, com 73 mil participantes.

— Pela internet, estudar é mais barato e há contato direto com o professor. O volume de conteúdo disponível é gigantesco e cada um faz a própria rotina, com os membros do grupo sempre fortalecendo um ao outro. Diariamente, tiro dúvidas, posto simulados, vídeos, dicas, perfis de bancas, promoções de livros e cursos. O grupo é o meu ambiente profissional. Não trabalho presencialmente há anos — revela Fernando.

Para garantir um bom aproveitamento dos alunos, o educador dá atenção total ao grupo na rede social.

— O grupo de estudos foi criado para ajudar os candidatos com a língua portuguesa, um dos assuntos mais temidos em concursos. O grupo é participativo e organizado, com regras bem definidas. Quem estuda por lá é sempre atendido. Estou quase 24 horas conectado e faço isso com enorme prazer. A grande recompensa do professor é saber que o aluno foi bem em algo que vai mudar a sua vida — conclui o educador.