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Coronavírus: Grupos de educação criam plataforma aberta com aulas para o ensino médio

Conteúdo será liberado no domingo e é destinado a estudantes que estão se preparando para o Enem e outros vestibulares
. Foto: Reprodução
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RIO - Distribuídos em quatro áreas do conhecimento — Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Ciências da Natureza —, conteúdos para alunos em preparação para o vestibular ou para o Enem foram compilados em 48 aulas online. O material forma uma plataforma gratuita, criada em parceria pelos grupos de educação Eleva e Estácio, e que estará no ar a partir deste amanhã. A Resolve Sim (clique aqui) tem como objetivo ajudar os estudantes do ensino médio que estão fora das escolas, fechadas desde meados de março em decorrência da pandemia do novo coronavírus .

Além das aulas, os alunos têm uma série de exercícios disponíveis na plataforma, além de uma área especial de provas, batizada de “simuladão”, em que o estudante pode testar como seria seu desempenho num exame de vestibular.

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— Logo que começou a quarentena, nós vimos que nossos alunos estavam precisando de apoio. Cerca de 90% deles vêm do ensino público e não têm ferramentas para continuar estudando. A Estácio já tem uma trajetória em educação digital e resolvemos reunir nossa metodologia com o conteúdo da Eleva — explica Aroldo Alves, vice-presidente de ensino digital da Estácio.

Cerca de 5 mil professores trabalham na rede da Eleva, em 130 escolas privadas no país. Segundo Fábio Oliveira, vice-presidente acadêmico e de operações do grupo, os conteúdos, usados nas preparações para o vestibular e para o Enem, já estavam prontos, mas cerca de 30 professores ajudaram a fazer uma curadoria do material e adaptá-los para a plataforma online.

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— Nós temos escolas de Santa Catarina ao Rio Grande do Norte. São realidades bastante distintas. Basicamente, o que estamos fazendo é usar uma ferramenta de orientação que todos possam acessar. Há um espaço para que coloquem lá os deveres de casa e recebam a correção. Estamos dosando a quantidade de tarefas e aulas ao vivo, porque os alunos não têm a mesma disposição que costumam ter nas aulas presenciais — diz Oliveira, que ressalta, em seguida: — Sabemos que a educação digital não vai substituir nunca a presença. A escola promove o desenvolvimento de valores, as habilidades sociais, a criação de laços. É muito mais que conteúdo.