Por G1 SC


Mais de 100 pessoas protestaram na Câmara de Blumenau — Foto: Reprodução/NSC TV

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Blumenau, que tinha na pauta de quinta-feira (26) o pedido de cancelamento de um curso sobre gênero e sexualidade para professores em uma escola particular, grupos contra e a favor da discussão protestaram no local. A proposta foi retirada da pauta do dia.

Na terça-feira (24), a Câmara aprovou uma moção de repúdio e pediu o cancelamento de um festival de cinema na escola estadual Elza Pacheco por também ter escolhido como tema a discussão de gênero.

Como mostrou o Bom Dia Santa Catarina desta sexta (27), cerca de 120 pessoas estavam dentro do plenário na quinta-feira. Conforme a Polícia Militar, cerca de 30 ficaram de fora por falta de espaço.

Moção de repúdio do curso de diversidade de gênero e sexualidade — Foto: Reprodução/Câmara Municipal

O presidente da casa, Marcos da Rosa (Dem), pediu a moção de repúdio ao curso "Diversidade de Gênero e Sexualidade: O papel da família, da sociedade, da escola" do GPE Educacional.

Como justificativa, o documento diz: "o tema, que não tem amparo científico, e que foi rejeitado ao nosso país, não deve ser introduzido de forma velada no ambiente escolar por ideólogos de gênero".

O curso é destinado para maiores de 18 anos. O presidente da casa dizia entender que não era o tipo de lugar para debater o tema.

Conforme a Câmara de Vereadores, as moção de repúdio não têm impacto jurídico, somente uma formalização do posicionamento dos políticos com relação à temática.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1