PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Grupo de igualdade racial do governo de transição quer Incra longe do agronegócio

Objetivo é tirar regularização de terras de quilombolas da zona de influência de ruralistas

Foto do author Mariana Carneiro
Foto do author Julia Lindner
Por Mariana Carneiro , Julia Lindner e Gustavo Côrtes
Atualização:

O grupo setorial de igualdade racial do governo de transição trabalha para retirar o Incra do guarda-chuva do Ministério da Agricultura e alocá-lo em outra pasta, como a do Desenvolvimento Agrário, que deverá ser recriada. A leitura dos membros da equipe é que, para atuar na regularização fundiária de terras quilombolas, o órgão precisa sair da esfera de influência do agronegócio. O grupo de igualdade racial também deseja criar, em cada ministério, uma estrutura similar à secretaria de diversidade e inclusão do MEC, extinta sob Jair Bolsonaro mas que deve retomar os trabalhos no governo Lula. Esses órgãos serviriam à promoção de politicas para a inclusão de negros em todas as áreas do governo e se reportariam ao Ministério da Igualdade Racial.


ALCKMIN BRASILIA DF 17/11/2022 GOVERNO/TRANSIÇÃO NACIONAL OE - O vice-presidente da república eleito e coordenador da transição de governo, Geraldo Alckmin e a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, durante do governo de transição, realizada na manhã desta quinta-feira (17) no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília -DF. FOTO WILTON JUNIOR / ESTADÃO Foto: WILTON JUNIOR

PUBLICIDADE

OLHEIRO. Foi por meio da atuação da secretaria de diversidade e inclusão do MEC que a disciplina de história afro-brasileira entrou nos currículos da educação básica, em 2003. Os órgãos espalhados por todos os ministérios funcionariam, na prática, como postos avançados do Ministério da Igualdade Racial.

OLHEIRO 2. ”Temos que garantir orçamento, programa e ações com metas e indicadores de avaliação em todos as pastas de forma monitorada pelo Ministério da Igualdade Racial”, diz Yuri Silva, membro do grupo setorial da transição.

Click

Gleisi Hoffmann, presidente do PT

Ela e o vice eleito, Geraldo Alckmin (PSB), comemoraram a vitória do Brasil contra a Sérvia junto com Lindbergh Farias e aliados no QG da transição, em Brasília.

Publicidade

O vice-presidente eleito comemora gol do Brasil ao lado da presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), no QG da transição em Brasília Foto: reprodução

Pronto, falei!

Tarcísio com certeza é a favor (do reajuste dos servidores do Estado de SP). Muitos profissionais vão se beneficiar. Estou aberto para discutir os ajustes que ele quiser.

Delegado Olim (PP), relator do Orçamento na Alesp

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.