Por G1 PA — Belém


Em Eldorado dos Carajás, professores da rede municipal estão em greve

Em Eldorado dos Carajás, professores da rede municipal estão em greve

Professores da rede municipal estão em greve em Eldorado do Carajás, no sudeste do Pará. Eles cobram reposição salarial, retomada de obras e melhores condições de trabalho. Com a paralisação das atividades, cerca de 7.500 estudantes estão sem aulas.

A paralisação geral dos cerca de 400 professores da rede municipal de ensino de Eldorado dos Carajás foi decidida durante uma assembleia na tarde de segunda-feira (11), dia marcado para o início do ano letivo. No último dia 6, a categoria já havia decretado estado de greve e esperava que o município se manifestasse diante das reivindicações.

De acordo com o Sintepp, a prefeitura pagou apenas o salário referente à jornada mínima, que corresponde a 100 horas de trabalho, não pagou as gratificações previstas em lei. Na prática, teve educador que recebeu só a metade do salário.

Além do salário integral, os professores também cobram a retomada de obras municipais e a construção de uma creche, obra que está parada desde 2016. Se estivesse pronta, a creche atenderia cerca de 400 crianças.

Em nota, a Prefeitura de Eldorado dos Carajás disse que o pagamento referente ao mês de janeiro de 2019 foi realizado dentro da legalidade. Sobre as creches, a prefeitura informou que está em fase de elaboração um novo processo licitatório para contratação de empresa de engenharia para conclusão das duas creches.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1