Enem 2020

Por Luiza Tenente, G1


Yasmim cuida sozinha de seu filho, Joaquim. Ela quer o diploma universitário para conseguir salários melhores. — Foto: Arquivo pessoal

Yasmim Ribeiro, de 26 anos, prestará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em janeiro de 2021. Ela sonha em entrar na faculdade para conseguir uma boa remuneração no emprego e proporcionar um padrão de vida confortável a Joaquim, seu filho de 7 meses.

“Sou mãe solo. Cuido dele sozinha – faço bicos, recebo auxílio emergencial. A vida das mulheres já não é fácil. Quando você não é formada e ainda tem um bebê, fica ainda mais difícil: são gastos com pomada, vitamina, pediatra, alimentação”, diz.

“Quero fazer o Enem para conseguir uma colocação melhor no mercado de trabalho. Meu filho foi um acidente, mas não tem culpa disso. Vou enfrentar o mundo para dar o que ele merece”, conta.

Nesta reportagem, conheça a história de Yasmim e de outras duas jovens que, ao se tornarem mães, sentiram a necessidade de aumentar a renda da família. Em busca de uma carreira mais sólida, elas se inscreveram no Enem para conquistar o diploma universitário e buscar um salário melhor.

Uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgada em setembro, mostra que, de fato, brasileiros graduados tendem a ganhar 131% a mais do que aqueles que param no ensino médio.

Enem com pausas para amamentação

Como lactante, Yasmim terá o direito de sair da sala de prova quantas vezes quiser para amamentar Joaquim. Ele estará em um espaço à parte, com um acompanhante escolhido pela candidata. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem, prevê este atendimento especial - basta requisitá-lo na inscrição ou pelo telefone 0800 616161.

“Meu desafio vai ser me concentrar, sabendo que meu filho estará na sala ao lado, com a minha cunhada. Ele convive comigo 24 horas por dia, mas ficará sem mim durante o exame. Imagina minha cabeça. Mas não vou desistir”, diz.

Yasmim tenta elaborar estratégia para conciliar estudos e maternidade. — Foto: Arquivo pessoal

Não será o primeiro Enem de Yasmim. Em 2012, ela concluiu o ensino médio em São João do Meriti (RJ), onde mora, e foi aprovada em farmácia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

“Precisei trancar o curso porque não dava para estudar e trabalhar ao mesmo tempo, e meus pais não tinham como me ajudar financeiramente. Em 2015, tentei de novo, mas tranquei a matrícula mais uma vez, pelo mesmo motivo”, diz.

Ela sabe que, caso consiga entrar na faculdade em 2021, terá o desafio de conciliar os estudos com a vida de mãe solo.

“Começo a pensar que terei de estudar à noite. Mas onde vou deixar meu filho? Na minha região, não tem creche pública, então ele ficará com a madrinha. Se ela não puder, precisarei procurar uma escola de tempo integral e tentar um auxílio para pagar. Em último caso, terei de conversar com os professores e ir com o Joaquim para a faculdade”, afirma.

Até janeiro, Yasmim continuará estudando em casa, com seu próprio cronograma, e treinando fazer edições anteriores do Enem.

Necessidade de salário maior

Em Campo Grande, Lorraine dos Santos, de 23 anos, descobriu a gravidez em agosto. “Eu já estava inscrita no Enem, mas aí ganhei um incentivo ainda maior para entrar na faculdade em 2021. Preciso dar uma condição melhor de vida para o meu filho”, diz.

Grávida, Lorraine prestará o Enem para tentar uma vaga em administração. — Foto: Arquivo pessoal

Ela trabalhava em um “call center” e morava só com a mãe.

“Meu salário dava para as minhas coisas. Quando soube que ia ter uma pessoinha dependendo de mim, percebi que precisava de um rumo. É muito difícil achar um bom emprego sem ter ensino superior. Ainda por cima, não recebo apoio do pai da criança”, diz.

A meta de Lorraine é usar a nota do Enem para entrar na faculdade no segundo semestre de 2021. “O bebê vai estar maiorzinho, aí vou deixá-lo com a madrinha. Tem a opção também de fazer um curso à distância; já facilitaria um pouco”, conta. Ela quer estudar administração: passou a se interessar por contabilidade depois de trabalhar como caixa em pizzarias e lanchonetes.

Para se preparar para o exame, a jovem resolve questões de edições passadas de vestibulares e assiste a vídeos no Youtube sobre os conteúdos cobrados no Enem.

Em janeiro, quando for fazer a prova, Lorraine estará no 6º mês de gestação. “Meu maior medo, por causa da pandemia, é o transporte. Vou tentar pegar um carro de aplicativo, para não entrar em contato com tanta gente. Vai ser difícil também durante o Enem, porque devo ir várias vezes ao banheiro. De resto, estou tranquila”, afirma.

Prova aos 8 meses de gravidez

Em São Paulo, Rosalia Santos, de 40 anos, prestará o Enem quando Iara estiver quase nascendo - no 8º mês de gravidez. “Vou estar com um barrigão, andando bem devagar. Mas preciso fazer a prova e entrar na faculdade, porque o mercado muda muito. Quem não tem curso superior vai ficando para trás. Já tenho uma menina de 10 anos, a Gabriela. Com mais uma bebê, preciso de uma renda melhor”, diz.

Rosalia estará no oitavo mês de gestação quando prestar o Enem. — Foto: Arquivo pessoal

Rosalia chegou a começar um curso técnico de enfermagem, mas o interrompeu para se casar e ter a primeira filha. “Sinto falta de estudar. Já fiz de tudo: fui caixa de loja, costureira em malharia, vendedora. Agora, quero fazer uma faculdade à distância, por causa das duas crianças. Com a nota do Enem, posso conseguir um bom desconto em faculdades particulares”, conta.

Durante a pandemia, Rosalia só sai de casa para as consultas de pré-natal. Para o Enem, ela planeja caprichar no álcool gel e, claro, usar máscara.

“Não vai ser fácil. Mas eu já queria fazer uma faculdade, por causa da minha filha mais velha. Agora, grávida, a necessidade só aumentou. É o futuro de duas crianças que depende de mim e do meu marido”, diz.

Veja vídeos de Educação:

Enem na pandemia: Candidatos de grupos de risco podem fazer prova em sala separada

Enem na pandemia: Candidatos de grupos de risco podem fazer prova em sala separada

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!