Por UNOESTE


Área de informática e tecnologia tem se mostrado cada vez mais forte em se tratando de empregabilidade — Foto: Divulgação

Em estudo recente divulgado pelo Semesp, o instituto apontou que a empregabilidade das carreiras por área revelam a posição dos profissionais e a eficiência de um diploma de graduação em rentabilidade e sucesso dos egressos no mercado. A 1ª Pesquisa de Empregabilidade do Brasil levantou os dados através dos três pilares: as instituições de ensino, os alunos e o mercado de trabalho. A Unoeste, com seus 48 anos de história, é reflexo deste estudo, pois já formou mais de 90 mil profissionais que estão em atuação não somente no Brasil, mas espalhados pelo mundo inteiro.

De acordo com o Semesp, participaram da pesquisa 9.426 egressos do ensino superior de todas as regiões do país. Destes, mais da metade (64,2%) responderam ter concluído a graduação em instituição privada. “Ainda em relação ao primeiro emprego, sobressai na pesquisa o percentual de egressos de instituições particulares que afirmaram ter conseguido o primeiro emprego antes mesmo da conclusão do curso, 49,6%, ante 27,8% dos profissionais da rede pública”, aponta o estudo.

Uma das áreas que mais empregam atualmente é a de informática e tecnologia. Com o surgimento da pandemia da Covid-19, esse segmento alavancou ainda mais a demanda por profissionais qualificados que trabalham em home office, por exemplo. Para o coordenador do curso de Ciência da Computação, da Faculdade de Informática da Unoeste (Fipp), Emerson Silas Doria, esse cenário amplia ainda mais o mercado para o egresso do interior.

“Empresas dos grandes centros, que antes só captavam profissionais do seu entorno, agora já buscam qualificações mais distantes justamente por essa possibilidade do trabalho em home office. É interessante observar que essa questão geográfica caiu, principalmente nessa área. E a perspectiva disso no pós-pandemia é que muitas dessas empresas pretendem permanecer com os trabalhos de maneira remota por conta das experiências positivas neste período”, explica.

Emerson salienta que a taxa de empregabilidade dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação nos últimos três anos foi em média de 85%. De acordo com ele, os maiores diferenciais da Fipp no sentido de captação de egressos pelo mercado de trabalho se deve a dois grandes fatores: os ótimos resultados conquistados em avalições como o Enade, por exemplo, e a própria atuação dos ex-alunos, que mostram um trabalho de excelência nas empresas em que são contratados.

“Nossos resultados projetaram nossos cursos nacionalmente nesse cenário de tecnologia. Temos projetos de extensão chancelados pela Sociedade Brasileira de Computação, por exemplo. Então, qualquer análise mostra que estamos entre as 10 primeiras instituições de informática do país. Hoje recebemos pedidos de indicação de profissionais vindos do Brasil inteiro e muitas vezes nem conseguimos atender a demanda, de tão grande que ela tem se mostrado. Nossos alunos realmente são muito disputados, inclusive com processos seletivos aqui dentro da Fipp, ou seja, eles estão vindo até nós, e isso tem se tornado cada vez mais frequente”, revela o docente.

Infográfico/ Fipp Unoeste — Foto: Divulgação

Vantagens do estágio

A pesquisa do Semesp apontou também sobre a relação dos ex-alunos empregados que fizeram estágios durante a graduação, revelando que 73,4% desses graduados trabalham atualmente, seja na área de formação ou não. Dos que fizeram estágio, 56,1% estão em suas áreas, enquanto que quem não fez, 43,9% atuam em seus segmentos. Além disso, foi constado um “aumento de 162% na renda média mensal ao considerar apenas os respondentes que já trabalhavam antes de concluir a graduação e que estão trabalhando atualmente”, revela a pesquisa.

NAE

O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da Unoeste é um serviço que oferece dicas para se adaptar à universidade e ajuda o estudante a montar currículos com o intuito de ingressar no mercado e começar a carreira profissional, além de localizar vagas de estágio ou empregos para a conquista de vagas.

Nos últimos anos, com o auxílio do NAE, 1.028 vagas foram preenchidas por estudantes ou egressos da Unoeste. Dessas, 947 são de estágios (remunerado e não remunerado), 79 vagas efetivas (61 alunos e 18 egressos), além de dois ex-alunos que conquistaram vagas de trainee.

O total de vagas divulgadas até o momento pelo núcleo chega a 2.003, ou seja, ainda há muitas oportunidades para serem preenchidas.

O NAE está localizado no campus 2 da Unoeste, na sala 300H, no bloco B3. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h, das 12h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h. Mais informações através da página do núcleo, no site da universidade, ou pelo e-mail nae@unoeste.br para acolhimento e suporte ao ingressante ou centralestagios@unoeste.br para orientação para elaboração e análise de currículos, informações sobre estágios e entrevista de empregos.

Vestibular 2021

Faça parte da Unoeste! São mais de 70 cursos presenciais ou EaD com vagas ofertadas neste vestibular. Acesse este link e confira as condições especiais, com descontos nas mensalidades durante todo o curso.

Na graduação presencial, é possível ingressar por meio da nota do Enem, como portador de diploma superior e a partir de 2 de dezembro também estarão abertas as inscrições para a prova agendada on-line (para a graduação presencial). O interessado no processo seletivo para portadores de diploma precisa fazer a inscrição na secretaria da universidade, localizada no campus 1, na rua José Bongiovani, nº 700, Cidade Universitária, em Presidente Prudente. Mais informações pelo e-mail secretaria@unoeste.br ou pelo telefone (18) 3229-1020.

Para a graduação EaD, a inscrição é gratuita e o candidato também pode optar pelo ingresso com nota do Enem, prova on-line ou como portador de diploma de ensino superior.

UNOESTE

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!