Exclusivo para Assinantes
Brasil Educação

Governo quer mesclar livros didáticos digitais com impressos em 2023

FNDE estuda realização de edital híbrido para modernizar material que chega às escolas
PNLD leva livros didáticos e literários para todas escolas públicas do Brasil Foto: Isabella Guerreiro / .
PNLD leva livros didáticos e literários para todas escolas públicas do Brasil Foto: Isabella Guerreiro / .

BRASÍLIA— O governo quer fazer um edital com livros impressos e digitais para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para que o novo formato chegue às escolas em 2023. A proposta do modelo híbrido em análise deve ficar pronta ainda neste mês para que, caso haja decisão favorável, possa ser publicada já em dezembro.

O PNLD é uma das principais iniciativas da educação brasileira e é responsável por enviar livros didáticos e literários às escolas públicas de educação básica de todo o país.  O programa funciona em ciclos que atendem alternadamente as diferentes etapas de ensino: educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio.

Relembre : Ministro da Educação diz não ter responsabilidade sobre volta às aulas e desigualdade de ensino

Internamente, a discussão no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que opera o PNLD, sobre a confecção de um edital híbrido ganhou força com as novas condições impostas pela pandemia e a necessidade de utilização de materiais digitais. A equipe começou a trabalhar na iniciativa e estabeleceu inclusive um cronograma para possível publicação do edital em dezembro.

A proposta esbarra, no entanto, na capacidade de fornecer uma plataforma tecnológica segura e capaz de comportar a utilização dos livros didáticos e literários on-line pelos estudantes. Há uma preocupação em relação a não disponibilização dos dados dos estudantes para as editoras que participam do certame, por exemplo. Setores de tecnologia do órgão trabalham na análise de alternativas para resolver o problema. A medida é uma condição para que o órgão coloque de pé a proposta de fornecer livros digitais.

Pandemia: Estudantes precisam pagar a própria internet para ter aula

De acordo com o Censo Escolar 2019, só 25% das escolas públicas do país liberam internet para seus alunos, 38% usam a rede para algum recurso pedagógico e 33% têm redes sociais.  O Censo mostra ainda que só 7% das escolas públicas têm tablets e 21% têm computadores portáteis para uso dos alunos.

Os professores também não têm formação na utilização de recusos digitais. A pesquisa TIC Domicílios 2018, mostra que 65% dos docentes na região Norte não receberam formação ou treinamento nessas metodologias; 64% do Centro-Oeste; 61% do Sudeste; 58% do Nordeste e 44% do Sul.