Brasil Enem e vestibular

Governo exonera diretor de gestão do Inep após conclusão do Enem 2021

Crise histórica no órgão foi marcada por pedido coletivo de demissão de 37 funcionários; retaliação já era esperada
. Foto: Divulgação
. Foto: Divulgação

BRASÍLIA -  O diretor de Gestão e Planejamento do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Avelino Pereira,  foi exonerado do cargo em mais uma mudança no alto escalão do órgão, que é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Saiba mais: Enem 2022 deve ser aplicado em 6 e 13 de novembro

A demissão foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira, assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. Nesta quinta, três coordenadores da diretoria também foram exonerados: Marcela Guimarães Cortes, Helio Rocha Morais e Andreia Santos Gonçalves.

A exoneração do diretor ocorre após a conclusão do Enem 2021. Em novembro do ano passado, antes da aplicação da primeira prova, o Inep mergulhou na maior crise de sua história após um pedido coletivo de exoneração de 37 servidores que ocupavam cargos de coordenação. Já havia  expectativa de algum tipo de retaliação após a finalização do exame.

Leia mais: MEC divulga calendário oficial de inscrições no Sisu, Prouni e Fies

Os funcionários denunciaram o presidente da instituição, Danilo Dupas, por assédio moral, censura e má conduta na gestão do instituto. Ele nega as acusações. O caso foi encaminhado a órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União (TCU).