Por G1 AP — Macapá


Aspecto da reunião entre os secretários de Educação do Amapá e do Ceará para definição do projeto — Foto: Divulgação/Governo do Amapá

O governo do Amapá informou neste sábado (15), que vai implantar em 2017 o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), que consiste na formação continuada aos professores, com foco na alfabetização dos alunos para que sigam com bons resultados e ingressem no ensino médio bem preparados.

A implantação do método de aprendizagem será feita através de acordo com o governo do Ceará, idealizador do programa. Na quarta-feira (12), a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, reuniu com o secretário de Educação do Ceará, Idilvan Alencar, em Fortaleza, para conhecer mais detalhes do Mais Paic. A previsão é de que o termo de cooperação entre os dois estados seja assinado no início de maio.

"O programa tem resultados bastante sustentáveis e reconhecimento nacional. Precisamos criar no Amapá a mesma experiência de sucesso que existe no Ceará: a linha invisível da continuidade. A partir da assinatura do termo de parceria, os técnicos do Ceará serão colocados em contato direto com os técnicos do Amapá, para que a iniciativa seja imediatamente implementada", falou a secretária.

Segundo o governo, o secretário de Educação do Ceará informou que serão fornecidos direitos de reprodução do material e capacitação para a formação de professores.

A iniciativa de cooperação com os municípios do governo do Ceará completa 10 anos em 2017, e apresenta bons resultados, segundo Idilvan Alencar.

Avaliação mais recente sobre a implantação do programa, feita pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) mostrou que 2015, 86% das crianças encontravam-se alfabetizadas ao término do 2º ano. Em 2007, o percentual era de 39,9%.

Programa

Em 2007, o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) iniciou suas atividades com a meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense. A partir de 2011, para expandir essas ações ao 3º, 4º e 5º anos, foi lançado o Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5). Em dezembro de 2015, o governador Camilo Santana lançou o Mais Paic - Programa de Aprendizagem na Idade Certa, que além da Educação Infantil e do 1º ao 5° ano, passou a atender também do 6° o 9° ano nas escolas públicas cearenses.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1