Por G1 AP — Macapá


Governador Waldez Góes assina decreto de retomada gradual das atividades presenciais em escolas do Amapá — Foto: GEA/Divulgação

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), assinou na quinta-feira (19) o decreto sobre a retomada gradual das aulas presenciais em escolas do estado. O documento, válido para as redes pública e particular, confirma o retorno somente no ano letivo de 2021.

Por meio de rede social, Góes disse o plano completo para a retomada será apresentado na segunda-feira (23). De acordo com o gestor estadual, a medida segue as orientações de técnicos para que seja evitada a proliferação do novo coronavírus. As aulas foram suspensas em 18 de março.

"A decisão segue recomendação do Comitê Estratégico. Como sempre, nossas medidas são baseadas nos relatórios técnicos-científicos, para um retorno seguro, seguindo todos os protocolos que evitem a contaminação pela Covid-19", disse.

Decreto de retomada gradual das aulas presenciais em escolas do Amapá — Foto: GEA/Divulgação

O decreto ainda estabelece que as escolas particulares e cursinhos preparatórios podem ter atividades presenciais para planejamento do ano letivo do próximo ano, desde que sigam os cuidados de prevenção em meio à pandemia.

Também foram autorizados em 2020 os atendimentos pedagógicos e socioemocionais de forma presencial em escolas públicas e particulares. Porém, devem ocorrer por meio de agendamento e seguindo os protocolos de segurança para Covid-19.

Outra medida anunciada no documento foi a manutenção em 2020 das aulas on-line do projeto Central do Enem, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) com intuito de preparar de forma gratuita alunos que irão fazer a prova do exame nacional.

Assista a vídeos do apagão no Amapá:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!