Por Lislaine dos Anjos, G1 MT


Segundo o governo do estado, gasto com servidores atualmente ultrapassa o permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal — Foto: Marcos Vergueiro / GCOM MT

O governo do estado deve contratar uma empresa para fazer a auditoria da folha de pagamento dos servidores estaduais ativos e inativos, ao longo dos últimos cinco anos, a fim de garantir a segurança das informações contidas nos sistemas estaduais de Administração de Pessoas (Seap) e Integrado de Gestão Educacional (Sigeduca).

Segundo o estado, um dos objetivos principais da auditoria é a geração de economia aos cofres públicos. O governo alega, porém, que a auditoria não visa a retirada de vantagens ou benefícios do servidores.

Atualmente, constam na folha de pagamento do estado, 101,3 mil pessoas, das quais 70,4 mil são servidores ativos, 25,3 mil tratam-se de servidores aposentados e 5,5 mil são pensionistas. Para o pagamento dos servidores e empregados, foram destinados, em 2016, R$ 9,5 bilhões dos cofres públicos – um crescimento de 20,5% em relação a 2015.

Consta no edital, lançado no início deste mês, que a empresa que vencer a concorrência pública será contratada por 12 meses – prazo este que poderá ser prorrogado, caso haja necessidade –, recebendo um total de R$ 2,4 milhões pelo serviço.

Entre os itens averiguados no levantamento estão nomeações, posses, férias, licenças, afastamentos, cessões, aposentadorias, promoção e progressões de carreira, a fim de conferir se tais benefícios foram concedidos em conformidade com a legislação e se são suportados pela documentação adequada.

A empresa, conforme o edital, também deverá “atestar, em conformidade com os aspectos legais e as diretrizes governamentais, a exatidão e conformidade dos cálculos dos subsídios, vantagens e descontos na folha de pagamento de todos os servidores ativos, inativos e pensionistas”.

'Processo complexo'

Segundo o estado, hoje em dia o processamento da folha de pagamento dos servidores é realizada de forma centralizada no Seap, que fica sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Gestão (Seges) – responsável pelo processamento e consolidação da folha.

As informações financeiras desse sistema, de acordo com o governo, são integrados com o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan) e coo o Sigeduca, utilizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para realizar a gestão escolar.

“Esse universo com diversos sistemas para processamento da folha, bem como integração com Sigeduca e Fiplan torna o contexto do processamento da folha de pagamento complexo e multifacetado”, alegou o estado, no edital.

Conforme o governo, a despesa total com pessoal já ultrapassa em 1,46% o limite máximo previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e, a partir da contratação da empresa, uma das expectativas é de redução das despesas de pessoal pela eliminação de erros, inconsistências e possíveis fraudes e melhoria na qualidade dos dados cadastrais.

“Nesse contexto, torna-se, portanto, urgente a adoção de providências para a contratação de serviços de consultoria com o objetivo de analisar a conformidade da folha de pagamento, identificando e corrigindo as distorções e inconsistências relativas à gestão de pessoas e folha de pagamento”, alegou o governo, no edital.

Cronograma

Conforme o cronograma divulgado no edital, os envelopes contendo as propostas e os documentos de habilitação das empresas serão recebidos em sessão pública que ocorrerá no dia 26 de abril deste ano.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?