Brasil
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Luísa Martins — Brasília


O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta quinta-feira que o governo estuda apresentar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) ao Congresso para tentar limitar a 15% a participação da União no financiamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).

Embora a participação da União no Fundeb hoje seja de 10%, a deputada Dorinha Seabra (DEM-TO) propôs elevá-la para 40% em relatório lido na quarta-feira, o que desagradou o governo.

Abraham Weintraub — Foto: Valor

Após se reunir com o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quinta-feira, Weintraub convocou uma entrevista coletiva para informar que o MEC é contra o parecer da parlamentar.

“A gente considera que a proposta fere o equilíbrio fiscal e não é solvente no longo prazo. Estamos abertos ao diálogo com o Parlamento, mas a proposta tem erros técnicos e o governo vai buscar outra solução”, afirmou.

Weintraub demonstrou insatisfação com o fato de ter conversado com a relatora da PEC do Fundeb “durante meses, na esperança de construir um entendimento” com o Congresso, para depois ser “surpreendido”. “Esperávamos que fosse algo próximo do que apresentamos e não foi. Estamos retirando o nosso apoio”, disse o ministro.

“O diálogo tem de ser baseado em responsabilidade fiscal. A porcentagem da nossa proposta é baseada em valores que garantem o piso para qualquer município do Brasil, mediante critério de desempenho”, completou.

O relatório de Dorinha, argumenta o ministro, “traz critérios de desequilíbrio fiscal, gera instabilidade para o desempenho econômico do Brasil e não tem fundamentação técnica que justifique tal valor”. Para Weintraub, os 15% de aporte da União propostos pelo governo são suficientes para garantir o financiamento da educação básica no Brasil.

Uma de suas críticas mais contundentes é a de que o parecer da parlamentar prevê que a União, os Estados e os municípios tenham de aplicar na educação pública ao menos 75% dos royalties da exploração mineral, incluídas as de petróleo e gás natural.

“Ela traz mais impostos para dentro do Fundeb e gera mais volatilidade nas contas públicas. A educação é uma despesa certa e previsível. Quando se introduz um critério desse, aumenta-se a volatilidade”, afirmou.

Weintraub disse que, depois da conversa com Guedes, ainda vai se reunir com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para “buscar uma solução”.

“Ouvimos sugestões e opiniões, mas elas têm de ser baseadas em equilíbrio fiscal e razoabilidade, evitando – e não aumentando – a volatilidade. Não adianta prometer vento, temos de prometer coisas concretas e factíveis”, disse ele.

Segundo Weintraub, o aumento de 10% para 15% “não significa um montante pequeno de recursos”. Ele afirmou que o governo está “disposto a gastar mais com educação, mas a partir de critérios técnicos, não da maneira como foi proposto”.

O ministro só quis responder perguntas sobre o tema do Fundeb. Questionado sobre um possível descontingenciamento de recursos da Pasta, afirmou que “as faculdades vão receber um alívio”, mas que dará os detalhes do plano somente a partir de segunda-feira.

Mais do Valor Econômico

Investidores que deram ações em aluguel por apostarem na baixa dos papéis terão que correr hoje para fechar contratos

Anúncio de fusão com Cobasi deve causar ‘short squeeze’ nas ações da Petz nesta sexta

Barril do petróleo Brent chegou a subir cerca de 4% após as primeiras notícias sobre o ataque de Israel ao Irã

Dólar tem leve alta e juros futuros recuam com política monetária e Oriente Médio no foco

Agentes locais seguem reavaliando a trajetória da política monetária no Brasil

Juros futuros recuam, em linha com Treasuries, após alta firme na semana

Na sessão, os investidores também devem observar os comentários do presidente do Federal Reserve (Fed) de Chicago, Austan Goolsbee

Dólar inicia em alta com atenção a cenário geopolítico, Fed e Campos Neto

PEC dos Quinquênios é mais uma demonstração da falta de senso dos donos do poder

Ninguém aguenta mais privilégios para a elite togada

Os resultados foram impulsionados por maior adição de clientes e aumento nas contribuições de pequenas e médias empresas

Pluxee eleva metas para o ano fiscal após aumento nas receitas e lucratividade

Ações da empresa caíram 13% neste ano, em comparação com um aumento de 5% no S&P 500

Diretor-presidente da Apple, Tim Cook, e outros executivos vendem ações, que   estão caindo

A empresa manterá execução dos contratos de gestão e administração dos galpões vendidos

Log CP vende galpões para fundo do BTG por R$ 509,7 milhões

Empresa terminou o primeiro trimestre com 478,4 mil vagas, crescimento líquido de 37 mil vagas e alta de 8,5% sobre o mesmo período de 2023

Estapar tem receitas de R$ 365,6 milhões no 1º trimestre, alta de 21%