Por Renata Bitar, g1 SP e TV Globo — São Paulo


Estudante caminhando pelo campus da USP, no campus Butantã — Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O secretário estadual da Educação, Renato Feder, afirmou nesta segunda-feira (10) que o governo de São Paulo pretende fazer mudanças na grade escolar do Ensino Médio para 2024, de modo a reincorporar disciplinas tradicionais ao currículo estudantil.

Segundo Feder, o objetivo é focar no vestibular e na entrada dos alunos da rede estadual no ensino superior.

"A gente não vai mudar a grade horária no segundo semestre [deste ano] porque isso seria muito complexo, mas a gente vai oferecer aos professores um material focado nas disciplinas para o vestibular", disse Feder durante coletiva nesta segunda. "Para o ano que vem, aí sim, a gente muda e volta uma boa carga das disciplinas tradicionais".

Por meio de sua assessoria de comunicação, a secretaria explicou como se dará a mudança na rede de ensino a partir do próximo semestre. Atualmente, as aulas eletivas, como panificação, por exemplo, são ministradas por professores de disciplinas convencionais, como química. Portanto, os docentes poderão optar por separar parte da carga horária dessas eletivas para fazer um reforço das matérias tradicionais, cobradas nos vestibulares. “Flexibilizar as seletivas para inserir as tradicionais."

Para o início do próximo ano letivo está prevista a reformulação do chamado “Novo Ensino Médio”. Detalhes sobre essa medida ainda serão divulgados pelo governo.

Provão paulista

A partir de novembro deste ano, o governo começará a aplicar o Provão Paulista, um novo meio para alunos da rede estadual ingressarem nas universidades públicas de São Paulo. Serão 13 mil vagas destinadas aos estudantes já no início de 2024, segundo o anúncio feito nesta segunda.

A nova avaliação poderá ser utilizada como entrada direta nas seguintes instituições.

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade de Campinas (Unicamp)
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)
  • Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza (Fatecs)

A avaliação composta por questões de múltipla escolha e redação será aplicada anualmente, de forma presencial e fiscalizada, em escolas da rede estadual paulista.

De acordo com a Secretaria de Educação, a iniciativa também visa incentivar a frequência às aulas e combater a invasão escolar.

  • Neste ano, os resultados dos exames poderão ser usados para o ingresso de estudantes do 3º ano do ensino médio.
  • A partir de 2024, a nota passa a ser acumulada das provas realizadas durante o 2º e 3º ano do ensino médio.
  • A partir de 2025, será considerado o acumulativo das avaliações durante as três séries do ensino médio.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!