Topo

Governo de SP lança programa para identificar talentos esportivos nas escolas

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

20/03/2023 14h34

Na manhã desta segunda-feira, a Secretaria de Esportes do Governo de São Paulo realizou o lançamento do programa São Paulo Olímpico. O projeto tem o objetivo de identificar jovens talentos esportivos no ambiente escolar.

O evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual na capital paulista, e contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas e da secretária de esportes Coronel Helena Reis. Além deles, o ex-atleta Hugo Hoyama, do tênis de mesa, também compôs a mesa ao lado de outras autoridades.

Conforme apresentou Coronel Helena Reis, o programa São Paulo Olímpico terá um investimento de R$ 150 milhões e será estabelecido em três etapas. A primeira delas visa a atuação nas escolas, com alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Depois disso, a partir do 6° ano do ensino fundamental, os talentos captados serão incorporados aos Centros de Formação Esportiva do Governo de SP.

Em paralelo a isso, a Secretaria de Esportes promete entregar equipamentos esportivos e implantar uma metodologia junto à capacitação de profissionais para a aplicação do São Paulo Olímpico.

De maneira imediata, o Governo de SP vai iniciar um projeto piloto do programa em dez municípios. São eles: Araçatuba, Birigui, Campinas, José Bonifácio, Limeira, Lins, Novo Horizonte, Piracicaba, Santa Bárbara D'Oeste e São José do Rio Preto. A expectativa é de que, ainda em 2023, o programa seja implementado em pelo menos 60 cidades do estado.

O projeto piloto do São Paulo Olímpico contará com apenas seis modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e voleibol). Contudo, o objetivo é expandir para 24 práticas esportivas em médio prazo.

O estabelecimento do programa apresentado pela Secretaria de Esportes dialoga com outras pastas, como a Saúde, a Segurança Pública e a Educação. O Secretário da Educação, Renato Feder, foi um dos componentes da mesa do evento. A promessa é de que haja capacitação dos professores e demais servidores do ensino público para a implementação da política.

Federação Paulista de Futebol presente

Segundo a secretária Coronel Helena Reis, há também diálogos constantes com associações e federações esportivas do estado. Vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, Mauro Silva esteve presente no plenário do evento. À Gazeta Esportiva, ele saudou a iniciativa do programa.

"O Brasil ganhou cinco Copas do Mundo porque a prática do futebol era massificada nas ruas de todo o país. Hoje, com a urbanização das cidades, com a violência, a gente perdeu isso. Precisamos institucionalizar essa iniciação, essa prática de alguma forma. As escolas são os melhores lugares. Eu comecei a jogar futebol dentro das escolas. Jogava futebol, basquete, vôlei. São nas escolas que você entra no caminho do esporte. Além de afasttar o risco social, você amplia essa base da pirâmide de praticantes, pensando que a ponta dessa pirâmide é a Seleção Brasileira", disse o dirigente da FPF, que foi tetracampeão do mundo em 1994.

Mauro Silva falou ainda sobre a possibilidade dos clubes filiados à FPF chegarem até os jovens talentos captados pelo programa do Governo de SP. Segundo ele, ainda não há um método definido para aproveitar os futuros atletas, mas utilizou exemplos que podem servir de referência.

"A gente desenvolve rápido. Temos a peneira que a gente faz com o futebol feminino para ajudar os clubes nesse processo de organizar um evento para eles irem lá e observar e ver as garotas que eles querem. Então temos algo no feminino que poderíamos fazer para o masculino. Mas o conceito do programa é o mais importante. Que é você ampliar e massificar a prática do esporte no estado de São Paulo", disse Mauro Silva.

"Também é o papel da FPF ajudar a melhorar a sociedade. Quanto maior o número de praticantes, com certeza teremos uma sociedade melhor, vamos gastar menos em saúde, segurança pública. É um caminho incrível .Saio daqui entusiasmado com o projeto que a secretária apresentou, completou.

Atletas como embaixadores

Depois do evento de lançamento, a secretária de esportes, Coronel Helena Reis, revelou o objetivo de contar com alguns atletas e ex-atletas como embaixadores do São Paulo Olímpico. Hugo Hoyama foi convidado para o evento de apresentação, mas a ideia é contar com mais nomes para serem referências dos jovens talentos captados pelo programa.

"Nós estamos em diálogo com diversos atletas. O que a gente percebe é que há uma grande expectativa nessa promoção do esporte. Hoje, a gente vê com tristeza que atletas que já foram grandiosos, que já elevaram o nome da nossa nação, do nosso país aos maiores patamares, que nos representaram diante de todo mundo e estão esquecidos", disse a secretária.

"Então a gente quer sim resgatar esses atletas e trazê-los para esse contexto, em que eles simboliza a experiência, aquilo que dá certo, que o esporte funciona como política pública e para que eles motivem outros jovens a seguirem por esse caminho", finalizou.