Por Lara Pinheiro, G1 SP


O governador João Doria apresentou nesta sexta (1º) o Novotec, nova modalidade de ensino técnico integrado ao ensino médio. — Foto: Foto: Gilberto Marques/Governo de SP (Divulgação)

O governador de São Paulo, João Doria, lançou nesta sexta (1°) o Novotec — uma expansão do programa de ensino integrado que permite a alunos do ensino médio cursarem, ao mesmo tempo que o currículo tradicional, um curso técnico profissionalizante. O projeto é feito em parceria com o Centro Paula Souza, que administra as escolas técnicas estaduais (Etecs) e as faculdades de tecnologia (Fatecs) do governo paulista.

O programa é a remodelação do M-Tec, formato piloto que começou a ser implantado em 33 Etecs no começo de 2018. Nesta modalidade, o aluno tem cinco horas de aula por dia, em um turno só, que são distribuídas em disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) — como português, matemática e história — e nas matérias das formações profissionalizantes.

A modalidade formação técnica e profissional é um dos cinco itinerários formativos, previstos pela legislação, que as escolas podem oferecer aos alunos.

A intenção é expandir esse modelo para as escolas da rede pública do estado. Desde o ano passado, segundo o Centro Paula Souza, foram abertas 5,4 mil vagas na modalidade "m-tec". Destas, cerca de 400 estão distribuídas em dez escolas estaduais de São Paulo. As outras estão concentradas nas Etecs e Fatecs. Ao todo, 36 municípios já têm o Novotec (veja lista no final da matéria).

A projeção do governo é que mais de 30 mil vagas sejam oferecidas pelo Novotec em 2019, tanto no modelo presencial, nas escolas públicas, quanto nos formatos a distância (veja no final da matéria). A expectativa é que sejam alcançadas 180 mil matrículas até 2022.

Para o secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, que participou da elaboração da reforma do ensino médio, a expansão do modelo com um turno só vai favorecer alunos que precisam trabalhar.

"Algo muito importante quando a gente discute tempo integral, seja no técnico, seja para as escolas sem [ensino técnico], é que muitas vezes a escola vai para determinadas regiões em que o jovem não vai para a escola integral porque ele precisa ter outra oportunidade de trabalho. O novo ensino médio não exclui o tempo integral — ele inclui o outro modelo, que dialoga muito mais com a juventude — inclusive com a legislação existente", afirmou.

Oito opções de formação

O formato M-Tec oferece, hoje, oito opções de formação aos alunos: informática para internet, desenvolvimento de sistemas, cozinha, comunicação visual, hospedagem, alimentos, administração e edificações.

Soares explicou, ainda, que o modelo antigo de ensino médio integrado ao técnico será mantido. Nele, os alunos têm sete horas de aula por dia, em ambos os turnos. "São dois modelos distintos que atenderão públicos que escolherão o seu caminho nessas possibilidades de oportunidade que estamos entregando", afirmou.

A diretora do Centro Paula Souza, Laura Laganá, reiterou a permanência dos dois formatos. O formato de menos horas possibilita uma expansão mais rápida dos cursos, segundo a diretora.

"O período integral, hoje, não é tão escalável, porque ainda os jovens de São Paulo precisam trabalhar. Mas nós vamos manter os dois modelos", afirmou.

Curta duração

Além do ensino médio integrado ao técnico, que dura três anos, o Novotec vai inaugurar outras três modalidades: o expresso, o móvel e o virtual, que têm início previsto para agosto deste ano, segundo o governo do estado:

  • Novotec expresso: os cursos, como marketing digital, programação e técnicas em vendas, têm duração de 200 horas, e são oferecidos em escolas estaduais e nas Etecs. Em 2019, serão 23 mil vagas.
  • Novotec móvel: os cursos, também de 200 horas, devem ser oferecidos em carretas que circulem até regiões remotas. Em 2019, haverá 1,5 mil vagas na modalidade.
  • Novotec virtual: nesta modalidade, os cursos terão entre 200 e 400 horas, e devem usar a estrutura de ensino a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Para este ano, serão 3 mil vagas.

Municípios de São Paulo que já têm o m-tec, segundo o governo estadual:

  1. Alumínio
  2. Americana
  3. Apiaí
  4. Arujá
  5. Assis
  6. Boracéia
  7. Cajamar
  8. Carapicuíba
  9. Ferraz de Vasconcelos
  10. Guarulhos
  11. Itapecerica da Serra
  12. Itapetininga
  13. Itaquaquecetuba
  14. Itu
  15. Ituverava
  16. Jundiaí
  17. Mogi das Cruzes
  18. Mongaguá
  19. Monte Alto
  20. Monte Mor
  21. Orlândia
  22. Peruíbe
  23. Pirassununga
  24. Poá
  25. Ribeirão Pires
  26. Rio Grande da Serra
  27. Santa Rita do Passa Quatro
  28. Santos
  29. São Caetano do Sul
  30. São Carlos
  31. São Joaquim da Barra
  32. São José do Rio Preto
  33. São Paulo
  34. São Sebastião
  35. Serrana
  36. Votorantim

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!