Por g1 SP — São Paulo


Volta às aulas na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) São Paulo, na Vila Clementino, na zona sul da cidade, que recebeu cerca de 52 alunos. — Foto: DEIVIDI CORREA/ESTADÃO CONTEÚDO

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (8) a ampliação do Programa de Ensino Integral (PEI) para mais 171 escolas.

Ao todo, a partir de 2022, segundo a secretaria estadual da Educação, o programa passa a ser oferecido em 2.029 em 457 municípios unidades e atingir 1 milhão de estudantes.

Atualmente, são 448 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas de 308 cidades, de todas as 91 Diretorias de Ensino.

Com a ampliação, serão 261 escolas do PEI de Anos Iniciais (1° ao 5°ano), 1.563 de Anos Finais (6° ao 9°ano) e 1.570 de ensino médio (que representam 18%, 42,6% e 43% da rede estadual, respectivamente).

Segundo o secretário Rossieli Soares, a escolha das unidades foi feita após consulta e aprovação da comunidade escolar. A proposta prioriza áreas de maior vulnerabilidade social.

A meta da gestão estadual é chegar a 3 mil unidades com esse sistema de ensino.

"Temos, hoje, mais de 600 obras em andamento no Programa Dinheiro Direto na Escola. Para chegarmos às 3 mil, especialmente, temos, sim, um pacote de obras que devemos lançar no mês de novembro, não só focado nisso, mas muito focado nas ampliações", afirmou o secretário, durante coletiva de imprensa no início da tarde.

Modelo

Criado em 2012, o PEI tem como objetivo ampliar a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.

São trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.

VÍDEOS: Veja mais notícias sobre São Paulo e região:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!