Por G1 MA — São Luís, MA


90 mil chips com internet serão entregues para estudantes afetados pela pandemia no Maranhão — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

O Governo do Maranhão começou nesta quinta-feira (6), a distribuição de chips de internet para alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública estadual que estão se preparando para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, 90 mil chips serão entregues no estado.

Os chips possuem pacote de dados com internet de 20 GB e os alunos terão acesso até janeiro de 2021, mês no qual será realizado as provas impressas e digitais do Enem. Inicialmente, a distribuição deve a realizada em São Luís, mas a previsão é que até o fim do mês de agosto, estudantes do 3º ano de todas as cidades maranhenses tenham recebido os chips.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) afirma que a medida deve promover amplo acesso aos conteúdos digitais que estão sendo disponibilizados por meio das aulas remotas aos alunos afetados pela pandemia. O retorno das aulas presenciais na rede pública do estado segue sem ter data definida, após ter sido adiado pela 5ª vez.

Retomada das aulas presenciais na rede estadual são canceladas pela 5ª vez no Maranhão — Foto: Divulgação/Seduc.

De acordo com Danilo Moreira, subsecretário de Educação, a entrega será feita pelos gestores escolares que vão receber a quantidade equivalente ao número de matriculados. Ele afirma que a secretaria não vai realizar o controle do que será acessado com a internet pelos estudantes, mas conta com a responsabilidade e consciência dos alunos.

"A gente está trabalhando com os estudantes até uma questão de consciência e responsabilidade, a gente não vai direcionar onde é que ele vai utilizar, mas a gente acha que ele vai se dedicar a assistir as nossas aulas. Acreditamos que ele vai assistir conteúdo depositado no canal da Seduc e ele de fato ele será co-responsável. Se ele usar para se preparar melhor para o Enem, ele terá como acessar a universidade. Assim como na aula presencial, se ele não dedicar, ele não vai ter um aprendizado satisfatório", disse o secretário.

Retorno das aulas no Maranhão

Na segunda-feira (3), instituições de ensino da rede privada do Maranhão iniciaram a volta às aulas presenciais no estado. Parte das escolas optou, inicialmente, pela volta dos alunos do 3º ano do ensino médio. Em outros níveis, a retomada deve ser realizada na próxima semana.

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Maranhão (Sinpe-MA), afirma que a retomada está seguindo os protocolos sanitários da Secretaria de Estado da Saúde (SES), como consta no decreto do governo do Maranhão, publicado em 30 de junho, e que dispõe sobre o retorno das aulas presenciais no estado.

Retorno das aulas em escolas privadas no Maranhão teve transmissão ao vivo para os alunos que ficaram em casa. — Foto: Divulgação/Escola Crescimento

Entre as medidas sanitárias impostas para a volta às aulas, está o uso obrigatório de máscara, suspensão do recreio, divisão das turmas em dois grupos, proibição do uso coletivo de bebedouros e aferição de temperatura dos alunos e colaboradores.

Entretanto, a retomada das aulas na rede estadual do Maranhão segue sem ter data definida, após ter sido adiada pela 5ª vez, pelo governo do estado. A decisão foi tomada após a 1ª fase de consulta popular, realizada com pais e responsáveis dos estudantes, no qual ficou constatado que 58% não estavam se sentindo seguros com o retorno das atividades pedagógicas. Apenas 42% votaram pelo retorno.

Ao G1, a Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed) informou que o retorno das aulas presenciais segue previsto para o mês de setembro, mas sem datas definidas. A pasta alega que a confirmação vai depender do cenário da pandemia e das orientações das autoridades sanitárias.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!