Por G1


Bolsonaro se aproxima mais uma vez do Centrão, bloco conhecido por negociar cargos

Bolsonaro se aproxima mais uma vez do Centrão, bloco conhecido por negociar cargos

O governo nomeou para a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira (PP-PI), Marcelo Lopes da Ponte. Nogueira é um dos principais políticos da sigla, que faz parte do grupo chamado de Centrão. Lopes da Ponte é homem de confiança do senador.

A gestão do presidente Jair Bolsonaro se aproximou do Centrão nos últimos meses, oferecendo cargos no governo em troca de apoio no Congresso. O Centrão reúne partidos de centro-direita e é conhecido por estar aberto a negociações por cargos em troca de dar sustentação a governos no parlamento.

Bolsonaro quer construir uma base política que evite, por exemplo, a abertura de um processo de impeachment contra ele.

A nomeação de Lopes da Ponte, publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (1º), foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Braga Netto. Foi publicada também a exoneração da antiga presidente do FNDE, Karine Silva dos Santos.

No último dia 19, a agenda do ministro da Educação, Abraham Weintraub, registrou uma reunião com Marcelo Lopes da Ponte, para tratar do calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também estava prevista a participação de deputado Arthur Lira (PP-AL), um dos líderes do Centrão.

Cargos-chave em órgãos como o FNDE e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) também foram entregue a nomes indicados pelo grupo nos últimos dias.

Bolsonaro se aproxima mais uma vez do Centrão, bloco conhecido por negociar cargos

Bolsonaro se aproxima mais uma vez do Centrão, bloco conhecido por negociar cargos

Programas que FNDE executa

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação é uma das autarquias do Ministério da Educação e teve orçamento de cerca de R$ 55 bilhões. O fundo responde pela execução de uma série de programas de alcance nacional, como:

  • Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD)
  • Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância)
  • Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

No último dia 18, o governo havia nomeado Garigham Amarante Pinto, indicado pelo PL, para o cargo de diretor de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!