Blog da Ana Flor

Por Ana Flor

Jornalista e comentarista da GloboNews. Acompanha as notícias de Brasília, da política econômica aos bastidores do poder.


O governo conseguiu emplacar no texto do Fundeb recursos para a assistência social. A proposta de emenda à Constituição (PEC) que renova o fundo de financiamento da educação básica foi aprovada na noite desta terça-feira (21) na Câmara dos Deputados.

O texto aprovado pelos deputados inclui a destinação de um percentual fixo do fundo para creches. O Fundeb não é submetido ao chamado teto de gastos.

A regra do teto foi incluída na Constituição em 2016 e estabelece que durante vinte anos o crescimento dos gastos públicos federais fica limitado à inflação do ano anterior.

Mesmo sem conseguir destinar parte do Fundeb ao programa de renda mínima que pretende lançar (Renda Brasil), o dispositivo incluído no novo Fundeb deve render frutos ao ajudar famílias mais vulneráveis, de baixa renda.

Nas negociações na Câmara, por meses o governo resistiu elevar o percentual da complementação do governo, atualmente em 10%. A equipe econômica sempre alegou restrições orçamentárias e um déficit fiscal a ser resolvido antes de criar mais despesas.

Fundeb: Câmara aprova PEC que prevê 23% de participação da União até 2026

Fundeb: Câmara aprova PEC que prevê 23% de participação da União até 2026

Auxiliares do ministro da Economia, Paulo Guedes, falavam em um máximo de 15%. A proposta na Câmara era subir este percentual para 20%.

Na reta final da negociação, veio da área política, do Palácio do Planalto, o sinal para ceder e, mais, propor um valor ainda maior que o pedido por parlamentares.

Dos atuais 10%, a complementação do governo subirá progressivamente para 23% até 2026. A parcela destinada para criação de vagas e manutenção de creches agora é obrigatória e chega a 5,25%.

Caso os municípios não tenham como ampliar a oferta de vagas em creches públicas, poderão valer-se de entidades sem fins lucrativos, comunitárias, confessionais ou filantrópicas.

As vagas em creches são um problema sério para muitas famílias, agravado na medida em que a renda cai. Em muitos lares, mães deixam de trabalhar para cuidar dos filhos, por não terem onde deixá-los.

Criar vagas em creches não apenas assiste as famílias, como permite que algumas delas deixem de depender de programas de renda do governo.

Com as mudanças nas regras do fundo, o governo terá um aumento nas despesas estimado em mais de R$ 20 bilhões até 2026. Só no ano que vem, serão R$ 3 bilhões a mais.

Ainda assim, sem a pressão do teto de gastos, o Fundeb ajuda o governo a ampliar a rede de assistência social, meta prioritária da área política do governo.

O Planalto vê na criação de um novo programa de renda, mais amplo que o Bolsa Família, a oportunidade de melhorar a aprovação do presidente Jair Bolsonaro entre as faixas mais vulneráveis da população.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!