Por G1 AC — Rio Branco


O governo do Acre abriu nesta quinta-feira (27) mais de mil vagas para selecionar educadores e coordenadores bolsistas para o "Programa Quero Ler", que tem o objetivo de escolarizar alunos com 15 anos ou mais que não tiveram acesso à educação básica na faixa etária adequada. O prazo para se inscrever começa na próxima terça-feira (2) e vai até o dia 15 de maio.

O edital completo pode ser conferido na edição desta quinta do Diário Oficial do Estado a partir da página 13. O valor da bolsa para educador é de R$ 800 e para coordenador R$ 1 mil. As vagas são para um período de até seis meses.

Os candidatos precisam ter, no mínimo, nível médio. Conforme o edital, a pontuação para a seleção vai ser graduada da maior para a menor formação/habilitação, em escala decrescente, não cumulativo. Nesse caso, os inscritos que tiverem nível superior ou cursando nível superior a partir do 3º período devem ter melhor pontuação na análise de currículo.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas nos municípios onde as vagas estão disponíveis. A lista com os locais onde devem ser entregues as inscrições consta no edital. A previsão para divulgação do resultado final é no dia 7 de junho.

Entre as vagas estão mais de mil para o cargo de educador e mais de 50 para coordenador, para trabalhar na zona rural e urbana de 17 municípios do interior do estado.

As unidades de ensino são localizadas nas cidades de Acrelândia, Assis Brasil, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Acre, Porto Walter, Plácido de Castro, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard.

Conforme o edital, as turmas urbanas deverão ser formadas com mínimo 15 alunos e nas turmas rurais 10 alunos. No caso dos educadores, após serem selecionados, eles têm um prazo de até 15 dias para formar sua turma e localizar o espaço para funcionamento da turma.

Sobre o programa

O programa Quero Ler tem como objetivo ampliar a oferta para alunos que fazem parte da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também a alfabetização de pessoas acima de 15 anos que não tiveram acesso à educação básica. A iniciativa faz parte das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e tem como proposta erradicar o analfabetismo no Brasil até 2024, quando acaba a vigência do plano.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?