Por G1 Santarém


Gestores escolares de Santarém, oeste do Pará, participam nesta quinta-feira (1) e na sexta-feira (2), no hotel Barrudada, de uma formação do projeto Jovem de Futuro, que está sendo implementado em parceria pelo Instituto Unibanco e Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) nas escolas públicas de ensino médio.

Compreender as etapas de execução, monitoramento e avaliação de resultados do plano de ações das escolas de ensino médio público é a principal intenção do curso presencial “Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem: Encontro II”,

O encontro dá continuidade a outra formação realizada em abril, cujo foco foi a elaboração de um plano de ação para as escolas, com o objetivo de melhorar o desempenho de aprendizagem dos estudantes.

Destinado à dupla gestora de cada escola (diretor e coordenador pedagógico) o curso fornecerá insumos para a construção de processos internos que contribuam com as etapas de execução, monitoramento e, por último, avaliação das ações implementadas, para saber se a escola está cumprindo o percurso planejado e alcançando os resultados esperados de melhoria de desempenho dos estudantes.

Jovem de Futuro no Pará

O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional criada em 2008, desenvolvida e testada pelo Instituto Unibanco, para o aprimoramento contínuo da gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes em escolas públicas de Ensino Médio Regular.

O projeto é implementado na rede de ensino em parceria com Secretarias Estaduais de Educação e oferece assessoria técnica, formação, análises educacionais, instrumentos e tecnologias de apoio à gestão e metodologias pedagógicas, além de promover trocas de experiências entre os profissionais de educação.

No Pará, o projeto implementado em 2012, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Em 2015 foi iniciada uma nova fase do projeto, definindo as ações e expectativas para os próximos quatro anos. Nessa nova fase o Jovem de Futuro iniciou o trabalho em 87 escola; e em 2017 ampliou esse universo para 155 escolas em que atuará até 2018. Desde 2012, o Jovem de Futuro já beneficiou cerca de 480 mil estudantes de Ensino Médio Regular do Pará.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1