Por Ana Clara Alves, g1 DF


Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (13) — Foto: TV Globo/Reprodução

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) anunciou nesta quinta-feira (13) os canais oficiais para denúncias de ameaças a colégios públicos e particulares da capital, assim como instituições de ensino superior(veja como denunciar abaixo). As medidas foram divulgadas em entrevista coletiva do secretário Sandro Avelar e da titular da pasta da Educação Hélvia Paranaguá.

Avelar explicou que a campanha visa a proteção de alunos, professores e pais. Segundo ele, a secretaria pretende reforçar o batalhão escolar e otimizar o efetivo para atingir todas as regiões do DF.

"Detran e Corpo de Bombeiros estão auxiliando Polícia Civil e Polícia Militar no que diz respeito a presença do estado. A PM também está sendo reforçada. O batalhão escolar que tem responsabilidade de organizar logística, então está sendo reforçado", disse Sandro Avelar.

LEIA TAMBÉM

Como denunciar

Denúncias de ameaças a instituições de ensino público e particular devem ser feitas por um desses canais:

  • Delegacia eletrônica
  • E-mail: denuncia197@pcdf.df.gov.br
  • WhatsApp: 61 98626-1197
  • Telefone: 197 - opção 0
  • Batalhão escolar: 61 99968-8950

Para situações de emergência, o canal é o 190.

O secretário de Segurança Pública disse ainda que não há tem problema se a ameaça da denúncia não se confirmar. No entanto, afirmou que trotes são considerados crimes. Uma vez a denúncia feita pelo canal oficial, ela será investigada pela Polícia Civil.

"O governador Ibaneis Rocha assinou decreto aplicando multas que podem chegar até 4 mil reais no caso de que as forças de segurança forem acionadas para trotes. Trote é diferente da denúncia da pessoa preocupada com eventual situação. Neste caso, a investigação será feita", disse Avelar.

Orientações para pais e comunidade escolar

Durante o anúncio das medidas de segurança, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, explicou que durante esta semana e a próxima, diretores de escolas públicas e particulares irão participar de palestras para repassar os protocolos de como agir em situações de ameaças e emergências.

A secretária lembrou ainda que a participação dos pais é importante para a segurança de todos.

"Você, pai e mãe que está nos ouvindo, olhem os filhos, acompanhem, chequem celulares, olhem mochilas antes de sair para escola porque isso evita problema", disse a secretária de Educação.

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você