Por G1 Campinas e Região


Adolescentes internos da Fundação Casa fazem preparo nas unidades da região de Campinas para prova do Enem todos os anos — Foto: Patrícia Teixeira/G1

A Fundação Casa terá sete jovens das instituições de Campinas (SP) e Mogi Mirim (SP) realizando as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) na terça-feira (23) e quarta (24). Em todo o estado de São Paulo, serão 160 participantes de 68 centros socioeducativos.

Coordenadora pedagógica da unidade Maestro Carlos Gomes, na metrópole, Josiane Campos afirma que todos os jovens que cursam o terceiro ano do ensino médio são orientados a fazer a prova como uma chance de mudança de vida, mas o número é baixo devido à defasagem escolar.

"Não tem uma regra da quantidade [de jovens no Enem]. Tem mais meninos do ensino fundamental normalmente. Eles têm uma defasagem de série bem grande. Como a gente tem um número menor de meninos no ensino médio que estejam no terceiro ano, é bem pequeno o número dos que podem prestar o Enem.", esclarece.

O número de inscritos no Enem na região de Campinas é o mesmo de 2019, antes da pandemia do novo coronavírus. Já o total de internos teve queda. Considerando as quatro unidades de Campinas e as duas de Mogi Mirim, a população caiu de 376 para 255.

Complexo de unidades da Fundação Casa em Campinas. — Foto: Patrícia Teixeira/G1

Simulados e testes vocacionais

Até a data das provas, professores prepararam simulados e treinaram a escrita da redação. A instituição planeja fazer testes vocacionais para direcionar os jovens na escolha de oportunidades depois do exame.

"Quando eles chegam, é até um sonho distante, de uma faculdade. A gente começa a conscientização e a gente faz a inscrição com o aval deles mesmo. É uma prova extensa, tem muita interpretação de texto, precisa de muita concentração, atenção. É importante que eles tenham essa experiência aqui.", conta Josiane.

"Um quer ser engenheiro mecânico; o outro, professor de educação física; e um que está indeciso ainda. Às vezes, acontece do aluno não conseguir de primeira atingir as notas, mas a gente incentiva para que eles façam de novo.", completa.

Os meninos têm o mesmo tempo e seguem as mesmas regras para execução do Enem PPL, em comparação com o Enem tradicional.

A permanência de cada interno na instituição depende do estabelecido em cada medida socioeducativa. No geral, dura alguns meses, e eles podem ficar na Fundação Casa até os 21 anos completos. Os que se inscrevem para o Enem e saem antes, podem retornar às unidades para fazer a prova.

Adolescentes internados em unidade da Fundação Casa de Campinas — Foto: Reprodução/EPTV

Vídeos: faça a revisão para prestar o Enem

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!