Por Jeferson Carlos, G1 Ariquemes e Vale do Jamari


Escola funciona no Setor 9 de Ariquemes e vai adotar novo sistema — Foto: Jeferson Carlos/G1

Com a expectativa de melhorar o convívio dos alunos entre a comunidade, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Alves Mendes Filho foi militarizada e teve o novo diretor oficializado na última semana em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. A unidade já funcionava há 23 anos.

A partir da transição, a instituição passa a se chamar Escola Militarizada Tiradentes unidade 3. Outras duas escolas em Rondônia seguirão o mesmo modelo em Ji-Paraná (RO) e em Vilhena (RO), além da instituição já existente em Porto Velho.

De acordo com o novo diretor, capitão Deivisson Souza Bispo, a instituição está em fase de ajustes administrativos para avaliar quais a mudanças deverão ser realizadas para adequar ao novo método exercido.

“A princípio a nossa proposta é garantir uma educação de qualidade aos estudantes em uma estrutura adequada para todos eles. E também garantir que os professores tenham o seu devido respeito dentro das salas de aulas, para que assim eles consigam transmitir todo o conteúdo com qualidade”, comenta o diretor.

Através da militarização, a escola será gerida por um direto militar e os alunos passarão a receber uma aula de disciplina militar, que serão ministradas por professores militares. Entretanto, o quadro de funcionários e professores permanecerá a mesma.

A Escola Militarizada Tiradentes unidade 3 está localizada no Setor 9 e segundo o diretor, capitão Deivisson Bispo, a instituição foi escolhida para receber a militarização por conta da localização, índices criminais e índices educacionais.

Para a representante da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Ariquemes e Vale do Jamari, Nuria Sagué Lopez, a ideia surge em um ótimo momento para mostrar a comunidade daquele setor, que possui alta vulnerabilidade social de que vale a pena investir em uma educação de qualidade.

“Olhando os outros exemplos presentes no estado, esta iniciativa será um ganho muito grande para a comunidade local, a qual todos receberam a proposta com muito empenho durante as reuniões feitas com os moradores. E a presença das famílias no acompanhamento escolar será um fato de grande importância nessa nova etapa de ensino”, relata a coordenadora.

História

Existente desde 1994 no Setor 9, a escola atualmente possui cerca de 700 alunos matriculados entre o 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Com o novo sistema, a escola terá aulas durante os períodos da manhã e da tarde. Conforme a direção, no período da noite deverão ser oferecidos cursos preparatórios aos estudantes.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1