Por G1 Santarém — PA


Currículo da Educação Infantil será abordado durante Fórum promovido por grupo de estudos — Foto: Fábio Cadete/Arquivo/G1

Professores, coordenadores, gestores de escolas e Umeis, e acadêmicos de pedagogia e áreas afins, participam nesta quarta-feira (17), do I Encontro do Fórum de Educação Infantil de Santarém (Feis), a partir das 9 horas, no auditório da Unidade Tapajós da Ufopa, em Santarém, oeste do Pará. Na abertura do evento será realizada a mesa-redonda “O papel do Fórum na consolidação dos direitos das crianças de 0 a 5 anos de idade”.

O Fórum que é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (Gepei) da Ufopa e pelo Fórum Municipal de Educação Infantil de Santarém (Feis), tem como objetivo avançar a compreensão dos modos como, no âmbito da educação infantil, se pensa, se configura e se implementa o currículo, relacionando tais aspectos com as concepções históricas de infância, criança e educação infantil e com os valores sociais daí advindos.

A mesa-redonda “O papel do Fórum na consolidação dos direitos das crianças de 0 a 5 anos de idade”, terá a participação da coordenadora do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEBI) na Região Norte, Ana Alice Monteiro dos Santos; da juíza de direito titular da Vara da Infância e Juventude de Santarém, Josineide Gadelha Pamplona Medeiros; e da professora Rosimeire de Andrade Cruz, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

À tarde, a partir das 14 horas, o professor Idevaldo da Silva Bodião, da UFC, apresentará a palestra “Financiamento da Educação Básica e o novo Fundeb: repercussões para as creches e pré-escolas brasileiras”. A atividade será mediada pela docente Maria Carmen Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Seminário

As discussões prosseguem na Ufopa com a realização, nos dias 18 e 19 de outubro, do IV Seminário de Educação Infantil do Oeste do Pará, que contará com a participação de referências nacionais na área, como as professoras doutoras Rosimeire Costa de Andrade Cruz e Sílvia Helena Vieira Cruz, da Universidade Federal do Ceará (UFC); Regina Aparecida Marques de Souza, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); Maria Carmen Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Sinara Almeida da Costa, da Ufopa; e dos professores doutores Idevaldo da Silva Bodião, da UFC, e Luiz Percival Leme Brito, da Ufopa.

Com o tema “A criança, a vida, a escola...”, a mesa de abertura do seminário ocorrerá na quinta-feira (18), a partir das 9 horas, no Auditório da Unidade Tapajós. Em seguida, haverá a palestra “Um currículo em defesa da plenitude da criança na Educação Infantil”, a ser ministrada pela docente Maria Carmen Barbosa, da UFRGS. A programação da manhã termina com o relato de experiência da professora Adriane Gisele, ganhadora das etapas estadual e regional do Prêmio Professores do Brasil.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1