Por AMPESC

A importância do ensino superior para alavancar carreiras de sucesso tem o respaldo do mercado consolidado das faculdades. As instituições de ensino superior adaptam a jornada de acesso e o ensino-aprendizagem à realidade dos estudantes. Dados socioeconômicos justificam a diversidade de opções de cursos superiores e as diferentes formas de ingresso que vêm sendo oferecidas pelas instituições.

O Brasil é o país com maior retorno salarial para quem tem ensino superior completo quando comparamos os dados dos 36 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A Síntese de Indicadores Sociais 2018 do IBGE apresenta que, no ano do levantamento, uma pessoa com diploma de faculdade no País ganhava 2,5 vezes mais do que alguém com ensino médio, enquanto nos países da OCDE a média de ganho dos graduados era 1,6 vezes maior em relação a quem concluiu o ensino médio.

Diferentes opções de ingresso abrem oportunidades no ensino superior

As faculdades privadas têm cada vez mais alternativas para o acesso de novos alunos ao ensino superior, além da forma de ingresso tradicional, o vestibular. Essas diferentes opções representam a oportunidade concreta de ingressar na faculdade para quem, por exemplo, quer voltar a estudar depois de uma pausa ou precisa conciliar atividades profissionais com a preparação para entrar no ensino superior.

As oportunidades que não são consideradas tradicionais para ingressar na faculdade vão desde considerar o histórico escolar do ensino médio até utilizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em apenas uma etapa de avaliação para o ingresso na universidade.

Conheça oito formas de seleção para ingressar no ensino superior

Durante muitos anos, a palavra vestibular era praticamente a única a que se recorria como forma de ingresso quando alguém pensava em entrar em uma faculdade. Esse processo seletivo, apesar de não ser mais o único disponível, não mudou com o passar do tempo. Ele ainda consiste em uma prova presencial, com questões objetivas ou discursivas, e uma redação que aborda conteúdos relacionados ao que foi aprendido no ensino médio.

A prova, comumente realizada pelas universidades duas vezes por ano, tem data, hora e local específicos para acontecer e pode ser realizada em mais de uma fase. Começam a despontar também algumas iniciativas de vestibular online, no qual os interessados em entrar no ensino superior fazem a mesma prova que fariam presencialmente, só que em um ambiente online.

Essa condição de haver um “Dia D” para comprovar o seu nível de conhecimento em uma prova deixa muita gente com os nervos à flor da pele. Por consequência, em torno dessa forma de entrada na faculdade, foi gerado todo um mercado que vai desde o aconselhamento profissional e a existência de cursinhos pré-vestibular até o suporte psicológico para o candidato aguentar a pressão na sua preparação para as provas.

Entrar na faculdade é realmente um passo muito importante na vida de qualquer pessoa. Para esse público, a boa notícia é que existem outras formas de ingresso que podem reduzir essa pressão ou aumentar as chances de acesso ao ensino superior. Afinal, perder o ano letivo ao não passar em uma prova há muito tempo não é mais o único caminho ou alternativa possível.

Você conhece outras formas de ingressar no ensino superior sem ter que passar por um vestibular? Em um passeio pelos portais de educação na internet, como Portal do MEC, Guia do Estudante, Universia, Educa Mais Brasil, Quero Bolsa e Blog da Uceff, reunimos oito das principais modalidades adotadas pelas instituições para possibilitar a entrada na faculdade. Confira:

1. Enem

Enem é uma das formas de acesso ao ensino superior — Foto: Pexels

Não é vestibular, mas é como se fosse. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é aplicado anualmente em todo o País, mas sem que os alunos precisem escolher um curso para fazer as provas, como acontece no vestibular tradicional.

A prova do Enem surgiu como uma forma de avaliação da educação do Ensino Médio no Brasil e acabou se tornando uma das formas de ingresso mais populares nas faculdades. Há pelo menos três motivos para isso ter acontecido:

  • A nota do Enem vale para todas as instituições do País que aderiram ao exame, o que torna a mesma prova um passe para muitas faculdades. Antes, a mesma oportunidade só era possível se o aluno tentasse vários vestibulares em lugares diferentes – algo difícil de ser feito, muitas vezes, por causa da distância das instituições de ensino superior do local de residência do candidato e a coincidência de datas dos vestibulares oferecidos por essas faculdades.
  • Passar pelo Enem é pré-requisito para conseguir auxílios financeiros do governo federal, como é o caso do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
  • Para faculdades públicas, a nota do Enem é classificatória para o ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Esse sistema distribui os candidatos nas vagas disponíveis na instituição escolhida pelos alunos.

2. Avaliação seriada

Esse é um tipo de avaliação que é composto por uma série de provas aplicadas nos três anos do ensino médio. Os testes abordam os conteúdos estudados naquele período.

Normalmente esses exames de conhecimento são compostos por questões de múltipla escolha, por questões dissertativas e por uma redação. No terceiro ano, o estudante opta pelo curso que deseja fazer no ensino superior. A média das notas obtidas nos três anos de provas e calculada pela instituição é transformada em pontos que determinam a classificação dos candidatos.

3. Análise de histórico escolar

É uma forma de processo seletivo em que as notas do aluno nas disciplinas cursadas durante o ensino médio são determinantes para a sua avaliação de desempenho. Muitas vezes essa modalidade é conciliada com uma prova de vestibular.

Segundo o Guia do Estudante, pelo menos 103 instituições de ensino superior no Brasil utilizam a análise de histórico escolar. Esse processo considera as notas do aluno durante o ensino médio em todas as disciplinas. Geralmente, as instituições utilizam a análise de histórico escolar como parte da nota final do estudante, mas sem que ele seja eximido de prestar a prova do vestibular.

Existem, contudo, instituições que estabelecem modalidades de processo seletivo especial, pelas quais o ingresso na faculdade pode ocorrer mesmo sem a realização de vestibular. Nesses casos, a entrada na faculdade geralmente ocorre por meio da análise do histórico escolar e do currículo profissional.

4. Vestibular agendado

Recurso utilizado especialmente em faculdades particulares, as provas agendadas permitem ao aluno realizar o processo seletivo na data mais adequada para ele. Esse tipo de ingresso pode ser feito para os cursos em geral da instituição ou apenas quando ainda há vagas remanescentes para uma determinada graduação.

Nessa modalidade de ingresso, o estudante marca data e horário para realizar o vestibular. Nesse caso, são cobrados os mesmos conteúdos de um vestibular regular. A diferença é que, normalmente, o resultado sai mais rápido – em muitos casos, até no dia seguinte. Para evitar fraudes no processo seletivo, as instituições diversificam os modelos de prova para vestibular agendado.

5. Provas de habilidade específica

A partir da escolha do curso, essa modalidade de ingresso submete os vestibulandos a uma prova específica de aptidão. Para a graduação de Arquitetura, por exemplo, pode haver um teste de habilidades em desenho e, para o curso de Educação Física, testes físicos. Essa modalidade também é muito frequente – para não dizer inerente – a cursos como o de Música, no qual são exigidas dos candidatos ao curso de graduação habilidades desenvolvidas em teoria e prática musical.

6. Vagas remanescentes

Muitas faculdades particulares criam processos seletivos para vagas remanescentes após a matrícula dos aprovados. A realização dessa forma de processo seletivo costuma ocorrer entre os meses de dezembro e fevereiro, período no qual as faculdades encerram as chamadas dos aprovados em seus vestibulares oficiais.

7. Transferência

Já pensou em trocar de curso ou IES? — Foto: Pexels

Essa forma de ingresso cabe para quem já cursa o ensino superior e quer entrar em outra faculdade sem passar mais uma vez por um processo seletivo. Nesses casos é preciso abrir um pedido de transferência entre instituições de ensino e reaproveitar as matérias cursadas.

Esse aproveitamento vai depender da afinidade do curso atual com o curso que o candidato escolheu cursar e, consequentemente, a quantidade de matérias que as graduações têm em comum. Essa modalidade não costuma ter prazos estipulados para o ingresso do candidato, nem mesmo etapa ou nível de curso estabelecido para a mudança de faculdade.

8. Entrevista

Processo seletivo adotado por algumas faculdades privadas, a entrevista presencial às vezes é combinada à prática de redação ou torna-se complementar a uma prova de vestibular. De acordo com o Guia do Estudante, sete instituições de ensino superior utilizam esse modelo no País atualmente.

Agora que você já conhece as principais modalidades de seleção para ingresso no ensino superior, que tal você navegar por esta lista de instituições em Santa Catarina e conhecer o sistema de cada uma para o ingresso de novos alunos? Confira como cada faculdade faz o seu processo seletivo antes de escolher qual disponibiliza a melhor opção para a sua realidade.

AMPESC

Mais lidas

Mais do G1

O que não fazer na sua primeira experiência no mercado de trabalho


5 erros que todo estagiário deve evitar

Veja os principais erros que devem ser evitados


Como se preparar para uma entrevista de estágio

Aprenda a conciliar as atividades de forma a garantir melhor desempenho


Dicas para administrar trabalho e faculdade simultaneamente

Veja o que precisa mudar para você se sair bem na faculdade

Hábitos de estudo que devem ficar no ensino médio

Prepare-se para o que essa nova etapa tem a oferecer

6 dicas para você que é calouro na faculdade

Saiba o que fazer para conquistar a tão esperada vaga no curso superior

Dicas para melhorar o desempenho no vestibular 2019

Confira duas instituições que divulgam vagas disponíveis

Onde fazer estágio em Santa Catarina?
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!