Brasil Educação

Formação técnica de jovens no novo ensino médio é tema de seminário internacional

Encontros, com transmissão ao vivo das 16h30 às 19h pelo canal de YouTube do Futura, debaterão a preparação dos jovens para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico
Faetec é a principal rede de educação técnica no estado do Rio Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo
Faetec é a principal rede de educação técnica no estado do Rio Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo

RIO - O Canal Futura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI), realiza a partir desta terça-feira o Seminário Internacional Juventude, Trabalho e Educação. Os encontros, com transmissão ao vivo das 16h30 às 19h pelo canal de YouTube do Futura , debaterão a preparação dos jovens para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico.

Tião Rocha: ‘A escola pública precisa se reinventar se quiser ser freireana’

Participam nomes de peso, como o especialista em inteligência artificial Ibrahim Kushchu, o professor Luciano Meira, o especialista em educação profissional na China Qinxiang Gao e o diretor da Fundação Calouste Gulbenkian Pedro Cunha. Eles se juntam a representantes do Fórum Econômico Mundial, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do governo brasileiro e de grandes companhias e instituições de ensino.

— Acreditamos fortemente na educação profissional, que é uma realidade na maior parte dos países e uma necessidade, especialmente no Brasil, em que aproximadamente um terço dos jovens não estuda nem trabalha. A matriz educacional brasileira, que é a formação básica, até o ensino médio, deve representar um passaporte para a cidadania, mas hoje ela foca na preparação para o ensino superior, sendo que apenas cerca de 20% dos brasileiros de 18 a 24 anos chegam na universidade. Esse número deve sim aumentar, mas precisamos de outros meios para dar identidade social ao estudante que não ingressa direto no ensino superior, que deseja ou precisa entrar no mercado de trabalho e não consegue por não ter qualificação - e acaba entrando para as estatísticas de exclusão social. A pandemia certamente agravou esse cenário e, se de um lado, nós vamos precisar resgatar o estudante para a sala de aula, do outro, nós teremos um mercado de trabalho em recuperação e transformação. O Novo Ensino Médio surge nesse contexto como um desafio para a educação brasileira, mas ao mesmo tempo uma oportunidade. E o seminário pretende abordar todas essas mudanças, trazendo experiências e especialistas internacionais e nacionais — afirma Rafael Lucchesi, diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI.

Segundo o relatório Education at a Glance 2021, apenas 9% dos estudantes do ensino médio recebem formação profissional e só 23,8% dos brasileiros de 18 a 24 anos frequentam a universidade, segundo a Pnad contínua, o que resulta em um contingente de recém-formados que encontram dificuldades para se inserirem no mercado de trabalho e continuarem seus estudos.

Tráfico internacional . Polícia Federal tenta estabelecer relação entre sargento flagrado com 39kg de cocaína em voo presidencial com novos suspeitos presos por tráfico em aviões da FAB

— Nunca foi tão importante falar sobre Juventudes , Educação e Trabalho como hoje, no contexto em que estamos vivendo, com tantos desafios a serem enfrentados, em especial para os jovens. Em  2022,  todas as escolas terão que implementar o novo ensino médio e os cinco itinerários, sendo que  o  5º itinerário tem  foco na educação profissional e tecnológica, informação que por si só demonstra como temos que discutir com a sociedade civil e especialistas brasileiros e estrangeiros os caminhos  a serem percorridos pelas nossas juventudes — afirma João Alegria, gerente geral do Laboratório da Educaçao da Fundação Roberto Marinho.

Serão dois painéis por dia, mediados pelo educador e jornalista Alexandre Sayad. Os palestrantes convidados vão abordar os desafios da educação no Brasil, as transformações tecnológicas pelas quais o setor produtivo e a indústria estão passando, além das expectativas com a implementação do Novo Ensino Médio e a expansão do itinerário de Formação Técnica e Profissional.

Jovens de todo o Brasil e educadores também integram os painéis, trazendo um olhar de quem está na ponta do sistema de ensino e vivencia as necessidades de transformação da educação.

Confira a programação completa:

Terça, 05/10

  • Painel 1 - O trabalho na era digital

Palestra: Ibrahim Kushchu, especialista em inteligência artificial, educação e trabalho. Diretor da consultoria "Next Minds"

Debate: Luciano Meira, coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street, e Tomás Dias Sant'Ana, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC

  • Painel 2 - Formando para a indústria do futuro

Palestra: Till Leopold, diretor do Fórum Econômico Mundial

Debate: Luiz Antonio Caruso, consultor em educação e trabalho, e Alejandro Frank, professor da UFRGS

Quarta, 06/10

  • Painel 1 - Aprendizagem de qualidade na formação profissional

Palestra: Gonzalo Graña, oficial de projetos da OIT

Debate: Américo Ferreira Neto, vice-presidente industrial da Usiminas, e Fernando Holanda, professor da FGV

  • Painel 2 - A educação profissional: impactos e perspectivas

Palestra: Rafael Lucchesi, diretor de Educação e Tecnologia da CNI

Debate: Pedro Cunha, diretor do Programa Gulbenkian Conhecimento, e Luísa Canziani, deputada federal

Quinta, 07/10

  • Painel 1 - O ensino médio conectado com o desenvolvimento industrial

Palestra: Gilberto Peralta, presidente do Grupo Airbus para o Brasil

Debate: Gustavo Leal, diretor de operações do Senai, e Vitor de Angelo, presidente do Consed

  • Painel 2 - Construindo juntos: o impacto das parcerias para a educação profissional

Palestra: Qinxiang Gao, especialista em formação superior profissional e técnica na China

Debate: Rossieli Soares, secretário de Educação estadual de São Paulo, e Rodrigo Nobre Fernandez, professor na UFPEL