Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Finlândia e Colégio Rio Branco formam educadores da rede pública de São Paulo em projeto inédito

A instituição também convida educadores e o público para o Seminário Internacional "Tendências Emergentes em Educação no Século XXI", gratuito mediante inscrição

PUBLICIDADE

Atualização:

O projeto foi acordado no mês de junho entre a Secretaria  da Educação do Estado de São Paulo, o Colégio Rio Branco e a TAMK, com o apoio da Embaixada da Finlândia no Brasil.

PUBLICIDADE

As aulas acontecem na Unidade Higienópolis do Colégio Rio Branco, das 8h30 às 17h. Os educadores da rede pública foram selecionados pela própria Secretaria da Educação, que os definiu por diferentes áreas de atuação para que possam atuar como multiplicadores das experiências e novas metodologias adquiridas durante o curso.

O conteúdo do programa inclui temas como projetos interdisciplinares, novos ambientes para ensino e aprendizagem, tecnologia e desenvolvimento de competências cognitivas e não cognitivas (sócioemocionais).

O Colégio Rio Branco é uma das únicas instituições a formar docentes em parceria com o país escandinavo. Com o sucesso de sua experiência interna e agora com mais esse projeto, o Colégio Rio Branco dá início ao Núcleo de Desenvolvimento e Inovação Aplicados - cujo objetivo será contemplar professores, gestores e educadores das redes pública e privada de ensino.

O projeto piloto com os educadores  da rede pública também integra o rol de comemorações pelos 100 anos de independência da Finlândia. Como uma referência mundial em Educação, a  ideia é compartilhar com vários países suas experiências de sucesso no ensino e na aprendizagem, apesar das diferenças culturais, econômicas e sociais.

Publicidade

Ao longo dos últimos 10 anos, o Colégio Rio Branco, como a primeira  escola brasileira, construiu um relacionamento que o tornou um parceiro oficial e institucional da Finlândia para aplicação das melhores práticas de aprendizagem do país, não só em metodologias de ensino, como principalmente, no papel do educador. Assim, pretende-se agir diretamente na raiz educacional e no principal e mais valioso meio de ensino: o professor. Seminário Internacional "Tendências Emergentes em Educação no Século XXI"

Dentro dessa iniciativa, o Colégio Rio Branco também convida educadores e o público para o seminário internacional gratuito "Tendências Emergentes em Educação no  Século XXI", que acontece na sexta-feira, 22 de setembro, das 15h às 17h, ministrado pela diretora da Tampere University of Applied Sciences (TAMK), Carita Prokki,  com a presença do embaixador da Finlândia no Brasil, Sr. Markku Virri, e do  secretário de Educação do Estado de São Paulo, Sr. José Renato Nalini.

O evento discutirá temas como introdução ao sistema de educação finlandês, abordagem centralizada no aluno x centralizada no professor, métodos ativos de aprendizagem e pedagogia, ferramentas práticas e aprendizagem ativa na educação.

Direcionado a educadores, gestores de escolas, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no modelo de educação finlandês, das escolas públicas e privadas de ensino.

Serviço: Data: 22/09 - sexta-feira Horário: 15h às 17h Local: Avenida Higienópolis, 996 São Paulo - SP Auditório - 3° andar Palestra em Inglês com tradução simultânea para o Português Entrada gratuita, mediante inscrição pelo site: www.crb.g12.br

Publicidade

 

 

Opinião por Colégio Rio Branco
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.