Justiça garante acesso de aluna que não atingiu nota de corte ao Fies

Publicado em 13/02/2023 - 11:24 Por Madosn Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região concedeu liminar garantindo o acesso ao Fies a uma estudante de Medicina, de uma faculdade particular, mesmo sem ela ter alcançado a nota de corte exigida pelo Ministério da Educação.

No recurso, a aluna alegou ter cumprido os requisitos determinados pela lei que instituiu o Fies e estabeleceu como critérios de concessão do financiamento: ter feito o Enem de 2020 em diante; somatório da nota no exame superior a 450 pontos; ter nota na redação do Enem superior a zero; e renda familiar per capita inferior a três salários mínimos.

Apesar desses critérios, a inscrição da estudante no programa acabou esbarrando em uma norma, criada pelo MEC, que estabelece como critério de seleção a maior pontuação obtida no Enem.

De acordo com a decisão do desembargador Souza Prudente, relator do processo, ainda que a lei faculte ao MEC estabelecer as regras de seleção de estudantes a serem financiados e "outros requisitos", o ministério não pode extrapolar os limites estabelecidos pela própria lei, como ocorreu nesse caso, sob pena de violação ao princípio da legalidade. 

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região é um órgão de segunda instância da Justiça Federal brasileira, com sede em Brasília e jurisdição sobre o Distrito Federal e 12 estados do país. 

A nossa produção tentou contato com o Ministério da Educação, mas ainda não obteve retorno.

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo