Educação 360
PUBLICIDADE

Por Bruno Alfano — Rio

O deslumbre causado pelo ChatGPT no começo deste ano levantou, mais cedo do que muita gente esperava, um novo debate na educação (que antes era relegado apenas aos filmes de ficção): estaremos preparados para lidar com as máquinas? Este é apenas um dos temas que estará em pauta no Festival LED — Luz na Educação, evento que está marcado para os dias 16 e 17 de junho, no Museu de Arte do Rio e no Museu do Amanhã. A programação completa está disponível no site www.redeglobo.globo.com/movimento-led-luz-na-educacao, onde é possível fazer as inscrições. O evento é gratuito.

— Dentre tantas incertezas, uma certeza que temos é que o futuro não é digital e nem analógico, mas híbrido. Híbrido de on e off, de casa e escola, de métodos, de humano e tecnologia. Nesse sentido, para que o futuro seja sustentável, é necessário que seja centrado no humano. Assim, acredito que a escola do século XXI deva se transformar em um organismo dinâmico, híbrido, que evolua em forma e conteúdo para atender às necessidades não apenas dos alunos, mas dos professores, gestores e todos os envolvidos no ecossistema educacional — afirma Martha Gabriel, futurista autora de best sellers como “Você, Eu e os Robôs: como se transformar no profissional digital do futuro”.

Martha estará na mesa “Revolução ou ‘modinha’? Como a inteligência artificial está transformando as formas de ensinar e aprender” acompanhada de Bianca Kremer (professora, pesquisadora e ativista de Direitos Digitais) e Felipe Castanhari ( youtuber, designer gráfico e fundador do Canal Nostalgia), com mediação da jornalista da GloboNews Andréia Sadi.

O atual nível de desenvolvimento da inteligência artificial oferece ferramentas que já estão mudando as rotinas escolares. Elas estão corrigindo redações, explicando exercícios de matemática e ensinando até programação.

— Toda vez que uma tecnologia disruptiva surge é natural que encante uns e assuste outros até que possa ser entendida, processada e passe a fazer sentido no dia a dia das pessoas. Na educação, foi assim com a calculadora, o computador, a internet, os editores de textos, os buscadores, o telefone celular e, agora, a IA. Como o passado nos ensina, a tecnologia nos transforma, e a inteligência artificial é provavelmente a tecnologia mais poderosa já inventada, com o potencial de desencadear a maior revolução cognitiva na história da humanidade — afirma a futurista.

Gamificação

O Festival LED — Luz na Educação é realizado pela TV Globo, Fundação Roberto Marinho e Educação 360, com o patrocínio de InvestRio. Ele é um pilar do Movimento LED, que tem como objetivo estimular práticas inovadoras na educação brasileira e reconhecer quem está revolucionando o cenário do setor.

No Espaço LED Comunidade, a head pedagógica da edtech Árvore, Carolina Pavanelli, vai liderar o evento “Tecnologia e gamificação: aliadas para uma aprendizagem significativa”, que vai explorar a importância da integração entre tecnologia e inovação para impulsionar o processo educacional.

— A gamificação pode ajudar, por exemplo, no incentivo à leitura. Aqui no Brasil, a gente não vive, em geral, uma cultura de crescer achando que leitura é legal. Normalmente, ela acaba sendo atrelada a estudo. Além disso, vivemos tempos de múltiplos estímulos, vindos de todos os lados, e é difícil até para os leitores mais proficientes manterem a atenção. Nesse sentido, a gamificação entra com esse aspecto da diversão, do lúdico, do estímulo. O jovem acaba entendendo a leitura como algo divertido e prazeroso, e cria esse hábito — diz Pavanelli.

O encontro apresentará exemplos de educadores que utilizam tecnologia para melhorar a aprendizagem, com destaque para a gamificação, uma abordagem proposta pela Árvore, que incentiva o hábito e o prazer pela leitura em estudantes de todas as idades.

Além disso, o festival também receberá um evento que debaterá como dialogar com as novas gerações que já nasceram e são imersas na era digital. Em “Como educar, engajar e produzir para as novas gerações” estarão o especialista em pesquisa de mercado Carlos Eduardo Azevedo, a especialista em conteúdo infantil Nathalia Rosa e o estudante e ator Ryancarlos de Oliveira, com mediação do ator, apresentador e cantor Pedro Motta.

— Trabalhar com desenvolvimento de conteúdo infantil tem a ver com criar um mundo em que a gente acredita, trazendo reflexões e valores que sejam âncoras para transformarmos o dia a dia da criança para melhor — diz Nathalia Rosa Praça, especialista em Conteúdo Infantil da Globo.

Dois dias de encontros

O Festival LED — Luz na Educação terá dois dias de workshops, palestras, exposições, oficinas e experimentações gratuitas que vão oferecer uma imersão no mundo da educação, no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR).

Estão confirmados nomes como o ativista indígena Ailton Krenak; a escritora Ana Maria Gonçalves; a filósofa Katiúscia Ribeiro; o escritor, professor e ator Daniel Munduruku; o pediatra, palestrante e escritor Daniel Becker; e a socióloga e líder da estratégia de Juventude da Ashoka Helena Singer.

Os convidados debaterão diferentes temas como “Ecoansiedade: como lidar com a angústia diante das mudanças climáticas?”; “Cotas e a luta pela reparação histórica. Passado, presente e futuro”; “Trajetórias ancestrais: como o passado pode guiar futuros plurais?”; “O futuro é preto. Reimaginando a educação com as lentes do afrofuturismo”; e “Educação no Brasil: um desafio coletivo”.

Além disso, a escritora americana Patricia Hill Collins, uma das mais influentes sociólogas do mundo em estudos sobre racismo, falará sobre como utilizou diferentes dimensões da abordagem de Paulo Freire dando aulas no ensino fundamental, na universidade e como pesquisadora.

Nas mediações estarão expoentes do jornalismo e do entretenimento como os apresentadores da TV Globo Luciano Huck, Fátima Bernardes, Maju Coutinho, Marcos Mion, entre outros. Nesse time, ainda estão nomes como as jornalistas Astrid Fontenelle e Natuza Nery e a atriz Regina Casé.

O evento tem dois espaços principais de conversas. No Museu do Amanhã, o Palco LED Inspira traz conversas mais amplas e inspiradoras, que apontam comportamentos e tendências. Haverá palestras e debates com grandes temáticas transversais à educação que envolvem e interessam a toda a sociedade.

Inovação em debate

Já no Palco LED Inova, no Museu de Arte do Rio, terá caráter mais intimista, com palestras de temáticas mais específicas do universo da educação, ligadas às novas abordagens e metodologias inovadoras.

Além das conversas, o evento vai contar com o “Espaço Comunidade LED”, um local para se conectar com pessoas, projetos e ideias que estão transformando a educação no Brasil e também apresentará os vencedores do Prêmio LED 2023.

Neste ano, o evento também ainda vai disponibilizar o Espaço LED Cria, no Museu de Arte do Rio, para oficinas oferecidas pelo Canal Futura, que se dedica há 25 anos à construção do conhecimento e da transformação da sociedade. Elas levarão os participantes a botar a mão na massa para aprender com conteúdos práticos e troca de experiências.

Diferentes oficinas

O jornalista, gestor cultural e curador de exposições Eduardo Carvalho, por exemplo, vai oferecer a oficina “Por que educação climática?”, na qual propõe uma reflexão sobre como abordar a emergência climática com as novas gerações e como a escola tem papel fundamental na formação de “heróis do clima”.

Já o professor e especialista em tradução audiovisual acessível Eduardo Cardoso trabalhará o tema “A inclusão no uso de linguagem simples”, que apresentará diretrizes e ferramentas para a produção de textos mais fáceis de ler.

Os dias do evento vão terminar com música no Museu do Amanhã. Na sexta-feira, haverá um pocket show de Kaê Guajajara e outro de MC Marechal. Já no sábado, quem sobe ao palco é a banda Jambu e a cantora Majur.

Mais recente Próxima Festival LED — Luz na Educação inova e inspira em sua 2ª edição; inscrições já estão abertas
Mais do Globo

A cerimônia foi liderada pelo senador Adolfo Gómez, do partido governista Morena, e convocada nas redes institucionais do Senado

Transmitido nas redes, sacrifício de uma galinha no Senado provoca escândalo no México

Novos armamentos integram pacote de ajuda de Washington de US$ 300 milhões para guerra

ATACMS: Ucrânia começa a usar contra a Rússia mísseis de longo alcance enviados 'secretamente' pelos EUA; conheça

O acidente não deixou feridos e não há risco de colapso na estrutura do imóvel, segundo os bombeiros

Pás do moinho de vento do clássico cabaré Moulin Rouge de Paris desabam

Em dez anos, tropa perdeu 4 mil agentes

Veja os desafios do novo secretário da Polícia Militar do Rio

Segunda edição do evento será do dia 26 ao 28, com entrada franca

Downtown Wine Festival terá vinhos, cervejas, comidinhas, blues e rock