Sindicância apura apresentação para crianças de Ciep da Zona Oeste

Sindicância apura apresentação para crianças de Ciep da Zona Oeste

O vídeo em que uma mulher com uma máscara de cavalo aparece dançando entre crianças viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (29) e resultou em críticas de Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro. A dança era parte de uma apresentação que aconteceu em uma escola municipal da cidade.

A seguir, a partir das perguntas abaixo, entenda o que aconteceu e como o caso virou uma investigação interna que resultou no afastamento de diretores.

O que aconteceu?

Alunos do ensino fundamental de uma escola municipal assistiram a uma apresentação com suposta conotação sexual em que uma mulher usa uma máscara de cavalo e dança a letra de uma música que diz "vem mulher, vem galopando, que o cavalo está chamando, olha os ‘cavalo’ voltando, olha os 'cavalo’ no cio", como pode ser ouvido no vídeo que viralizou.

De quem é a música?

A música que toca na apresentação se chama "Cavalo no cio" e é de autoria do DJ Wallace Santos. Originalmente, a letra da música diz o seguinte:

"Vem mulher, vem galopando, que o cavalo está chamando, olha os ‘cavalo’ voltando, olha os ‘cavalo’ voltando, olha os ‘cavalo’ no cio, cavalo taradão. O cavalo ficou danado, o cavalo tá de frente, o cavalo tá do lado, o cavalo ficou danado. Galopa de frente, galopa de lado, ela vai pra frente, ela toma, ela toma, ela vai pra trás, ela toma, ela toma."

Após a polêmica, Wallace afirmou que existe uma versão voltada para menores de idade, que não foi usada na peça. "Um ponto negativo que eu vou colocar é a versão usada na apresentação. Eu discordo. Existe uma versão voltada para o público infantil" disse Wallace.

Ele destacou as diferenças entre a versão original, usada na apresentação, e a música criada para as crianças que, segundo ele, foi chamada de "Cavalo no sítio".

Quem assistia à apresentação?

No vídeo que viralizou, as crianças que assistiam à apresentação eram alunos do ensino fundamental.

Onde aconteceu?

O vídeo foi gravado na Escola Municipal Ciep Luís Carlos Prestes, na Cidade de Deus, na Zona Oeste.

O que o vídeo mostra?

O vídeo mostra uma mulher que usa uma máscara de cavalo cobrindo o rosto dançando e interagindo com as crianças que a cercam num círculo. A mulher que aparece no vídeo não teve a identidade divulgada.

Quem fez a apresentação?

A dança foi feita por um grupo independente que ganhou uma licitação. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, que repudiou o teor da dança, a apresentação foi inscrita como classificação livre em edital público em 2022.

Também segundo a Secretaria Municipal de Cultura, a seleção do projeto foi realizada por comissão independente e "todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas".

O que diz a Secretaria de Educação?

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação disse que está investigando a razão da apresentação, anunciada como classificação livre, ter levado "conteúdo completamente inadequado para as crianças".

A Secretaria também afirmou que é a favor de manifestações artísticas culturais, mas que sejam apropriadas para o ambiente escolar e de acordo com a faixa etária. Após a filmagem ter viralizado, a Secretaria disse que proibiu as apresentações do grupo nas unidades da rede municipal.

Alguém foi afastado durante a investigação?

A Secretaria Municipal do Rio de Janeiro afastou os diretores de quatro escolas que receberam o grupo, apesar de ter viralizado apenas a passagem por uma escola, a Escola Municipal CIEP Luís Carlos Prestes.

As direções afastadas são do CIEP Luiz Carlos Prestes, do CIEP Gustavo Capanema, da Escola Municipal Marechal Estevão Leite de Carvalho e da Escola Municipal Rivadavia Correia. Os diretores ficarão afastados durante a sindicância que apura o caso.

Como o vídeo chegou até Eduardo Paes?

Eduardo Paes, prefeito do Rio, classificou o vídeo como absurdo. Em uma rede social, ele disse que recebeu o vídeo, sem detalhar por quem.

"Queria entender o que que se passa na cabeça de alguém que acredita que isso aqui é algo que possa ser apresentado para crianças. Eu reagi como qualquer pessoa lúcida que viu essa gravação, com muita indignação e com repúdio. Criança está na escola para estudar, para aprender, para desenvolver habilidades", disse Paes.

O prefeito ainda ressaltou que pretende endurecer as autorizações para que grupos independentes se apresentem nas escolas.

"Vamos endurecer o controle sobre qualquer apresentação, atividade ou palestras feitas nas escolas municipais da cidade, principalmente por esses grupos independentes, para que isso não volte a acontecer. Não admito que a gente desperdice tempo e exponha as crianças a esse tipo de conteúdo que não é possível que alguém considere adequado a ambiente escolar", afirmou Paes.

Prefeito Eduardo Paes criticou apresentação feita para alunos de Ciep da Zona Oeste do Rio — Foto: Reprodução

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!