Por falta de vagas em creches, pais deixam crianças sozinhas em casa para trabalhar

Por falta de vagas em creches, pais deixam crianças sozinhas em casa para trabalhar

A falta de vaga em creches tem sido uma realidade enfrentada por muitas mães que precisam sair de casa para trabalhar. Em Gurupi, na região sul do estado, essa situação quase acabou em tragédia no início desta semana. A Leidiane Mendes é diarista e teve que deixar os cinco filhos sozinhos em casa, mas foi surpreendida com a notícia de que a casa tinha pegado fogo.

"Eu cuido deles sozinha porque o pai não ajuda. Aí sou apenas eu sozinha, desde quando eles nasceram só eu que cuido. Não tenho ajuda de parentes, de ninguém. Sou só eu e ai aconteceu o que aconteceu", disse a diarista Leidiane Mendes.

A falta de creche é uma realidade que também afeta mães em Palmas. A Laura Ellem, por exemplo, está há um ano aguardando uma vaga para o filho de dois anos. Moradora do Jardim Aureny III, ela tem 17 anos, é estudante do 3º ano do Ensino Médio e cria o filho sozinha.

"Inscrevi [na creche] só que não chamaram. Está só na lista de espera. Eu fui na creche e falaram que tem que esperar, assim que começou a pandemia estive na creche. Disseram que não estava chamando ninguém e que estava lotado", contou a estudante

Quase metade de todas as crianças de 0 a 3 anos no Brasil tem necessidade de uma vaga em creche, segundo o Índice de Necessidade de Creche (INC). O indicador foi criado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e divulgado pela primeira vez no ano passado.

Mulher olha para quarto destruído em incêndio — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Os dados mais recentes do IBGE mostram que o país tinha 11.767.885 de crianças nessa faixa etária, até 2018. Mais de 5 milhões (46%) precisavam de creche. No Tocantins, quase 30% das crianças nessa idade estão estavam nessa situação.

A doutora em educação Maria Santana explica que essa é justamente a fase considerada mais importante no desenvolvimento de uma pessoa. "Infelizmente há pouco recurso financeiro para essa idade inicial que deveria ter um olhar bem diferente porque são os anos iniciais da vida de um ser humano", comentou.

O que já era grave ficou pior com a pandemia. "Além dessa mãe ter perdido o trabalho ela está em uma situação sem recurso financeiro, dentro de casa com a criança e sem saber o que fazer. É uma situação muito mais complexa para essa mãe e para a criança que está em fase de desenvolvimento", disse a especialista.

O que dizem os governos

A secretária de Educação de Gurupi afirmou que a cidade tem vagas disponíveis nas creches.

"Nós temos hoje 321 vagas ainda disponíveis para educação infantil aqui no município. Aquele pai que ainda não matriculou seu filho ou que precisa de uma vaga procure a Secretaria de Educação, procure a escola. Pode acontecer de que naquela unidade escolar em que o pai for procurar não tenha vaga especificamente, mas temos outras unidades que também ofereçam as mesmas séries", disse a secretária Amanda Costa.

A Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social informou, em nota, que não tem nenhum programa específico para mães que são as únicas responsáveis pela criação dos filhos e não tenham onde deixar as crianças, mas faz gestão de programas como o Criança Feliz, que inclui visitas domiciliares e tem outras politicas de atenção à primeira infância.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!