Por Jornal Tapajós 1ª Edição — Santarém, PA


Alunos gravam vídeo e cobram do governo do Pará melhorais na educação em Monte Alegre

Alunos gravam vídeo e cobram do governo do Pará melhorais na educação em Monte Alegre

Um grupo de estudantes da Escola Estadual Francisco Nobre de Almeida gravou vídeo relatando a dificuldade que eles têm passado desde 2017 por falta de transporte escolar em Monte Alegre, no oeste do Pará. O registro foi exibido no Jornal Tapajós 1ª Edição desta segunda-feira (7).

Segundo o grupo, o ano letivo de 2018 está atrasado porque desde o ano passado houve demora na licitação do transporte escolar, quando ainda havia convênio entre os governos do estadual e municipal. Após o rompimento do contrato, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ficou responsável pelo processo licitatório.

Ainda no vídeo, os alunos dizem que a licitação, iniciada em janeiro ainda não foi finalizada. Como consequência, os mais prejudicados são os alunos da terceira série do ensino médio, que devem prestar vestibular em 2019.

Sem transporte escolar, muitos pais estão tirando os filhos da Escola Estadual Francisco Nobre Almeida e matriculando em outras instituições. “Vale ressaltar também, que alguns professores procuraram o Ministério Público para tentar solucionar o referido problema, porém nenhuma providência foi tomada”, disse uma aluna.

Os alunos ressaltam ainda que a educação precisa ter lugar de destaque das ações dos governos do país e que o vídeo-protesto foi uma maneira de reivindicar o direito garantido na Constituição Federal, o direito aos estudos.

Em coro, ao final do vídeo, eles citam uma frase do educador Paulo Freire. “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

Em nota, a Seduc informou que, para atender a demanda de transporte escolar da Escola Estadual Francisco Nobre de Almeida, já existe um processo para contratação do serviço, no qual está na fase de cotação, aguardando as empresas encaminharem as propostas.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1