Por André Rodrigues e Mayara Mello, G1 ES e TV Gazeta


Cerca de 200 estudantes que moram na zona rural de Afonso Cláudio, região Serrana do Espírito Santo, ainda não assistiram a nenhum dia de aula em 2019. O motivo é que eles estão ser ir à escola por falta do transporte. O ônibus que passava nos povoados para levar os alunos da rede estadual para a escola ainda não apareceu esse ano.

Até 2018, as despesas com o ônibus que levava os alunos eram pagas através do convênio entre a prefeitura da cidade e o governo do estado. Os órgãos informaram que uma nova licitação está sendo feita e a previsão é de que em uma semana o transporte volte a circular nas comunidades do interior.

Moradores de Afonso Cláudio protestam para que problema seja solucionado — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) declarou que as aulas perdidas pelos estudantes serão repostas ao longo do período letivo de 2019.

Indignados com a situação, os pais fizeram um protesto pelas ruas do distrito de Santo Antônio. Na comunidade, 60 alunos ainda não conseguiram ir para a escola esse ano.

"Está sendo difícil, pois a gente quer terminar os estudos para engrenar em uma faculdade e do jeito que está não está dando certo", disse Hemilly Zandonadi, que tem estudado em casa juntamente com a irmã gêmea Patrieny Zandonadi. A jovem sonha cursar educação física.

Aluna chora por não poder ir para a escola em Afonso Cláudio — Foto: Reprodução/TV Gazeta

"A explicação do professor na sala de aula faz toda a diferença. Pretendemos fazer o Enem esse ano para treinarmos para o ano que vem, mas sem nenhuma explicação direta do professor fica difícil conseguir entender melhor as matérias", pontuou Patrieny.

A lavradora Inês Breda, de 42 anos, disse que a filha dela, de 13, precisa do transporte para chegar à escola José Cupertino, que fica a pelo menos uma hora de carro da casa da família.

"Quando nós vamos ter esse transporte? Vamos ficar assim por mais quanto tempo? Queremos buscar um futuro melhor para nossos filhos e sabemos que hoje em dia sem estudo ninguém é nada. Queremos melhorar isso", desabafou Inês.

Escolas ficam longe das comunidades — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A estudante Rayssa Coutinho, de 16 anos, acredita que será difícil conseguir recuperar durante o ano o que já foi passado pelos professores em sala de aula.

"Acho que vai ser bastante complicado conseguir copiar e organizar tudo o que já foi passado, as provas que já foram aplicadas", lamenta Rayssa.

Apuração do caso

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) informou que instaurou um procedimento para apurar o caso.

O órgão declarou ainda que notificou a Superintendência Regional de Educação de Afonso Cláudio para que o município preste esclarecimentos sobre o transtorno ocasionado pela ausência de transporte para os alunos.

Mais de 200 alunos não conseguem estudar por falta de transporte em Afonso Cláudio

Mais de 200 alunos não conseguem estudar por falta de transporte em Afonso Cláudio

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!