Por G1 Itapetininga e Região


Crianças ficam sem aulas após professoras tiraram licença em Itapetininga

Crianças ficam sem aulas após professoras tiraram licença em Itapetininga

Alunos do terceiro e quarto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Lóide Lara, em Itapetininga (SP), estão há um mês com as aulas prejudicadas devido à falta de professores, segundo os pais. De acordo com eles, as duas profissionais que trabalhavam na unidade saíram de licença e não foram substituídas.

Em nota, a prefeitura informou que uma das professoras se licenciou por motivos de saúde e a outra para mudar de unidade escolar. O Executivo ressaltou que os alunos do terceiro e quarto ano estão temporariamente sendo divididos em outras salas, sem qualquer prejuízo às atividades curriculares. A Secretaria da Educação esclareceu ainda que os alunos não estão sendo dispensados das aulas e dos projetos.

Em relação à substituição de professores, a prefeitura também afirmou que já está tomando todas as providências para que a demanda seja resolvida o mais rápido possível, e reforça que as atribuições de aulas para a substituição acontecem todas as quintas-feiras.

Pais reclamam que filhos que estudam no quarto e quinto ano estão sem professores na escola municipal de Itapetininga — Foto: Reprodução/TV TEM

Ao todo, 50 alunos de 8 e 9 anos estão sem as professoras. De acordo com os pais, os estudantes ficavam na escola durante o tempo integral. Agora, eles passam metade do tempo sem estudar e afirmam que o rendimento das crianças caiu.

“Minha filha é uma ótima aluna. Porém, eu estou percebendo que a falta de aula esta interferindo na educação dela. Nem na escola ela está querendo ir mais e não entende o porquê não esta tendo aula”, conta a dona de casa Maíra Caroline de Toledo Custório.

Para a cuidadora Simone Aparecida Vieira Vaz, a situação fica mais difícil, pois como trabalha fora, teve que deixar o filho com alguém, já que na escola não tem aula. “Eu tenho que deixar ele com minha mãe, pois não tem como deixar ele sozinho no pátio da escola. Isso é um desrespeito”, afirma.

"É um desrespeito", diz cuidadora Simone Aparecida Vieira Vaz — Foto: Reprodução/TV TEM

Algumas mães disseram que a diretoria da escola até sugeriu que os alunos estudem em outras salas, mas o conteúdo aplicado não é o mesmo e as salas, neste caso, ficam lotadas. “Não tem como deixar eles juntos, pois eles ficam todos amontoados e uma professora não tem condições de cuidar de tantos alunos. Meu filho vem de manhã e participa do projeto, porém, ao meio-dia, ele vai embora, pois a tarde não tem aula. Queremos apenas saber onde estão os professores”, lamenta a dona de casa Cintia Aparecida da Conceição.

A dona de casa Liliam Aparecida Vieira Pinto disse que já cobrou uma posição da diretoria da escola, porém até agora a situação é mesma. “Eles disseram que já protocolaram o pedido de professores substitutos e que a situação seria normalizada em 30 dias, porém já faz mais de um mês e até agora a situação é mesma”, conclui.

Mães afirmam que há um mês os alunos estão sem professores — Foto: Reprodução/TV TEM

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1