Por Laura Machado, g1 AP — Macapá


Estudantes reclamam da falta de profissionais desde o início do ano letivo — Foto: Reprodução

Alunos do ensino médio escola estadual Augusto Antunes, uma das maiores da rede pública em Santana, protestaram nesta quarta-feira (27) pedindo a contratação de mais professores em diversas disciplinas. Os estudantes alegam que a falta de profissionais é uma realidade antiga da instituição.

A ação foi organizada por um grupo de representantes de todas as turmas da escola. O ato percorreu ruas próximas, no bairro Nova Brasília, onde a instituição fica localizada.

"Estamos sem professores, precisamos de novas centrais de ar, nossa escola tem uma boa estrutura, mas ela não favorece os alunos [...]. Pedimos professores para a Seed, mas até agora não veio nenhum, estamos assim desde o início do ano letivo", explicou Maria Eduarda da Silva Barreto, representante da organização do ato.

De acordo com os estudantes, a falta de profissionais prejudica o aprendizado e dificulta também o desempenho dos alunos, que estão em processo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"Estamos com uma carência grave de professores. Não temos como tirar uma boa nota no Enem se não temos o principal: uma base. Não temos aula de redação, nem língua portuguesa, artes, química, biologia, ou seja, não tem como tirar a nota que é necessária. Queremos estudar!", lamentou a aluna.

Alunos produziram placas e faixas para ato — Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed) se pronunciou sobre a manifestação e informou que realizou visita na escola e que houve uma redistribuição de turmas visando atender as classes e minimizar a carência de professores.

Apesar da alternativa, a secretaria informou que segue com falta de professores, mas que está realizando tratativas para reduzir as carências e normalizar o quadro de professores

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!