Descrição de chapéu Pós-graduação

Faculdades se adaptam para manter cursos de pós-graduação a distância

Formatos híbrido e remoto têm boa aceitação e fazem crescer matrículas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Consideradas solução emergencial na pandemia, aulas nos formatos remoto ou híbrido agora estão sendo incorporadas de forma efetiva na grade curricular dos cursos de pós-graduação.

A mudança responde à demanda de alunos que procuram flexibilidade no dia a dia e tem feito crescer o número de matrículas em especializações oferecidas por instituições de ensino particulares.

"As pessoas tinham a impressão de que o ensino online era enlatado, distante e de difícil acompanhamento", afirma Victor Grinberg, coordenador-geral da pós-graduação da Faap. "E as faculdades, quando precisaram migrar para o modelo remoto, ganharam expertise que desmistificou essas ideias."

Montagem traz a colagens de imagens de um caderno espiral ao lado de um celular. Na página do caderno estão desenhados ícones que representam a educação. Sobre a página está uma colagem de uma mão segurando um diploma. Do lado direito, saindo da tela do celular, há a imagem da escultura de um homem em posição reflexiva. Ele usa máscara contra a Covid e, na cabeça, um capelo de formatura
Maicon Silva

Como parte da estratégia para expandir os cursos híbridos na pós, a Faap está investindo em tecnologia e reestruturando espaços físicos para que as aulas sejam gravadas e possam ser acompanhadas presencialmente ou de maneira síncrona —quando professores e alunos estão em locais distintos e se reúnem ao mesmo tempo.

Em parte das salas de aula o número de carteiras diminuiu para potencializar o uso de aparatos audiovisuais.

A instituição investiu em câmeras, microfones e telas. Também terá operadores que ficarão responsáveis pela transmissão e corte de imagens para garantir a interação entre os alunos que estarão dentro e fora das salas.

No ensino híbrido, o aluno não quer ver em casa a versão em segunda mão do que acontece na sala presencial. A participação de todos tem de ser incluída na metodologia de ensino

Victor Grinberg

coordenador-geral de pós-graduação, extensão e cursos livre da Faap

Mesmo nos cursos de pós a distância, faculdades estimulam o desenvolvimento do network com a criação de grupos em aplicativos de mensagens e trabalhos coletivos. Na Faap, alunos também interagem em uma plataforma desenvolvida pela própria instituição que funciona como uma rede social. Nela, os usuários registram, entre outras informações, o local de trabalho e os cursos concluídos.

Débora Panigassi Lima, 27, mora em Pedreira, no interior de São Paulo, e está cursando a distância o MBA em gestão do comércio exterior e negócios internacionais da FGV (Fundação Getulio Vargas). As aulas são síncronas, via aplicativo Zoom, e ficam gravadas por cem dias.

Mesmo em um cenário eventual de pandemia controlada, Débora diz que teria escolhido esse formato por causa da flexibilidade. Ela trabalha como analista de comércio exterior e conta que viagens de negócios são comuns na sua área.

A estudante passou a ter contato no MBA com brasileiros que moram em outros estados do país e também no exterior. "Se preciso exportar algum produto para Dubai, posso conversar e tirar dúvidas com meu colega de lá."

Na FGV, os conteúdos síncronos integram o MBA Live. Os cursos chamados de blended (misturados, na tradução em português) combinam aulas presenciais e remotas. Ambos os formatos estão em expansão e serão incorporados na grade curricular deste ano.

"Consultamos nossos alunos se queriam voltar para o presencial ou se preferiam continuar nas aulas live. Em algumas turmas, foi unânime a continuidade via Zoom", afirma Paulo Lemos, diretor de educação executiva da FGV em São Paulo.

"Antes, muitos alunos chegavam atrasados por causa do trânsito. No curso blended, o estudante terá a possibilidade de fazer aula remota quando tiver algum problema."

Para a transmissão das aulas online, ele estima que foram investidos R$ 40 mil em equipamentos para cada sala.

Com o crescente número de alunos que optam por cursos a distância, instituições estão se adequando também para supervisionar remotamente as avaliações curriculares.

A ENS (Escola de Negócios e Seguros), que oferece MBAs e cursos de pós nas modalidades presencial e online, fechou parceria com uma empresa para monitorar com inteligência artificial a realização de provas feitas em casa.

"Se o aluno olha para o lado ou se mexe na cadeira, uma luz vermelha acende na nossa sala de monitoramento. É como se o estudante estivesse sendo observado de perto por fiscais", diz Mario Pinto, diretor de ensino superior da instituição. Segundo ele, a parceria foi feita porque hoje a maioria dos alunos prefere cursos a distância.

Mais do que investimentos em tecnologia, o maior desafio das instituições é desenvolver uma metodologia de ensino que, simultaneamente, potencialize o aprendizado dos alunos presentes em sala e dos que estão fora.

Além de investimentos em recursos audiovisuais, mapas interativos e técnicas de gamificação podem ajudar nas dinâmicas.

"Se antes os estudantes ficavam divididos em grupos nas carteiras, agora os professores têm de gerenciar o espaço físico e, ao mesmo tempo, os grupos reunidos nos aplicativos online. Como lidar com essa sala de aula nova é o x da questão", diz Vinicius Scarpi, diretor de ensino do Ibmec.

Segundo ele, com a adoção do portfólio híbrido, o Ibmec vem registrando aumento expressivo de interessados nos cursos de especialização.

Também na Fundação Dom Cabral tem aumentado o número de estudantes por causa da flexibilidade de escolha do formato. A projeção de crescimento para este ano é de 20%, de acordo com Silene Magalhães, diretora de pós-graduação da instituição.

A Fundação Dom Cabral tem cerca de 500 alunos no seu programa de MBA e 4.000 na especialização lato sensu.

Para os próximos anos, Silene aposta no crescimento do modelo blended, em que parte do conteúdo é transmitido online, de forma síncrona, e outra parte no presencial.

"A desfronteirização permitida com formatos online fez com que alunos conhecessem mais pessoas e ampliassem sua visão. Eles deixaram de fazer negócios apenas no Rio e em São Paulo. Foi uma virada de mesa."

Onde estudar

Pós-Graduação em Liderança, Ética e Gestão Estratégica de Negócios na Nova Economia (Faap)
Ensina o aluno a assumir cargos de liderança em startups, grandes empresas e negócios digitais
Público-alvo alunos recém-graduados de qualquer curso e profissionais em início de carreira
Duração 360 horas; 12 meses
Local Híbrido (Campus São Paulo ou online)
Preço R$ 15 mil

Pós-Graduação em Branding e Reputação de Marcas (Faap)
Ensina o aluno a olhar para marcas, clientes e a relação de consumo a partir de frente interdisciplinares e focadas nas tendências do mercado
Público-alvo profissionais atuantes no mercado de marketing, publicidade e Propaganda e setores correlatos que estejam envolvidos com estratégia de marca
Duração 360 horas; 12 meses
Local híbrido (Campus São Paulo ou online)
Preço R$ 15 mil

MBA Live em Gestão do Comércio Exterior (FGV)
Ensina o aluno a se preparar para esse mercado, desenvolvendo visão sistêmica e capacidade de identificar oportunidades e ameaças em relação às transações comerciais em nível internacional.
Público-alvo: Profissionais de organizações com operações no exterior ou que almejam se engajar em negócios internacionais; que desejam atuar nas áreas de comércio exterior, economia e finanças internacionais, câmbio, logística internacional e negócios internacionais.
Duração 432 horas; 16 meses
Local: Live (100% ao vivo por webconferência)
Preço R$ 36,4 mil

MBA em Mercado de Capitais (Ibmec)
Ensina o aluno a utilizar as principais ferramentas de operações financeiras, dominando seus efeitos práticos para maximização dos retornos e redução dos riscos
Público-alvo profissionais que atuam ou desejam atuar com investimentos em instituições financeiras, ocupando posições de operador no mercado ou até mesmo em cargos de liderança.
Duração 450 horas; 12 meses
Local Modelo híbrido; com aulas remotas, de forma síncrona, e presenciais
Preço R$ 39,3 mil

MBAs em Tecnologia (Ibmec)
São ofertados em quatro cursos: BI & Data Science (Inteligência empresarial e ciência de dados); CIO & IT Management (Gestão da tecnologia da informação); Cloud Computing (Computação em nuvem); e Cyber Security (Segurança digital). Os módulos são organizados em torno de projetos que serão aplicados em uma empresa ou startup
Público-alvo os cursos são direcionados para profissionais de TI que buscam evoluir na carreira ou empreender em seus negócios.
Duração 450 horas; 12 meses
Local modelo híbrido; com aulas remotas, de forma síncrona, e presenciais
Preço R$ 33,1 mil (cada)

Pós-Graduação em Gestão de Negócios (Fundação Dom Cabral)
Curso explora as principais tendências da gestão no mercado executivo ao mesmo tempo em que desenvolve profissionais preparados para enfrentar os desafios atuais e antecipar os cenários futuros do ambiente de negócios
Duração 516 horas
Local Formato blended, com aulas presenciais (São Paulo) e online
Preço R$ 41,9 mil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.