publicado dia 08/04/2022

Exposição vai contar experiências de professores brasileiros inovadores

por

O Porvir está planejando a exposição interativa e multimídia “Encontro com o Porvir: Trajetórias de educadores que transformam o presente e constroem o futuro“, que vai contar histórias de projetos educacionais inovadores, como aulas de geografia em espaços públicos, atividades de robótica com sucata e um caderno de elogios para valorizar a autoestima dos estudantes.

Leia + Conheça 5 professoras que estão transformando a educação

O objetivo é reconhecer a importância e o papel dos professores na construção de novos caminhos para a educação, sobretudo após o período de pandemia, marcado por inúmeros desafios para que crianças, adolescentes e jovens pudessem continuar aprendendo. Além disso, a exposição via marcar o aniversario de dez anos da instituição que produz e dissemina conteúdos sobre inovações educacionais.

Prevista para acontecer em São Paulo (SP), no segundo semestre de 2022, a ocupação interativa vai possibilitar que os visitantes percorram diferentes caminhos para conhecer as histórias de professores brasileiros que desenvolveram projetos para transformar a educação. Entre relatos em vídeo, áudio e fotos, os visitantes também interagem com as experiências de aprendizagem e os projetos que foram criados por esses educadores.

A partir das trajetórias dos educadores e dos projetos desenvolvidos por eles, o público será incentivado a refletir sobre qual é a educação que queremos para o presente e o futuro. A proposta é mostrar como é possível criar práticas pedagógicas que respeitam os interesses, necessidades, ritmos e tempos de todos os estudantes.

Conheça as histórias de alguns dos professores que serão contadas na exposição:

imagem

Paulo Magalhães, de São Paulo (SP): Com visitas a museus, prédios históricos e outros espaços públicos, o educador ocupa territórios educativos e mostra que lugar de aluno  também é  fora da sala de aula.

Sandra Cristina da Silva Cassiano, de Natal (RN): A professora busca despertar o que há de melhor em seus alunos com um trabalho interdisciplinar e com o uso de palavras de afirmação. Pensando nisso, criou um caderno de elogios, onde os estudantes podem deixar recados positivos para colegas, professores e funcionários da escola.

Débora Garófalo, de São Paulo (SP): Para driblar a falta de kits de robótica na escola, a educadora criou o projeto Robótica Livre, no qual os alunos criaram objetos usando garrafas, tampinhas, canudos e outras sucatas. O projeto ficou conhecido internacionalmente e também virou política pública na rede estadual de São Paulo.

Para viabilizar esse projeto, o Porvir lançou uma campanha de financiamento na plataforma Kickante. A meta é arrecadar R$ 100 mil até o dia 19 de maio, sendo possível fazer doações a partir de R$30.

Além de contribuir com o lançamento da ocupação, os apoiadores da campanha também recebem recompensas produzidas pela equipe do Porvir, incluindo uma publicação digital com histórias de professores, videochamada exclusiva com a equipe e professores participantes da ocupação, materiais digitais para download sobre a BNCC e o Novo Ensino Médio, assinaturas coletivas do Clube Porvir (projeto voltado para formação de professores) e muito mais.

Inovação educativa: como a gestão pública pode ser uma aliada?

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.