Por PUCPR

Matemática, Física e Química são cursos universitários de exatas muitas vezes associados à formação de professores. Embora a docência e um futuro nas salas de aula seja a realidade para muitos dos estudantes que decidem por essas carreiras, há diversos outros caminhos possíveis para matemáticos, físicos e químicos. Em conversas com os coordenadores dos respectivos cursos na PUCPR, descobrimos algumas das opções para quem deseja seguir o rumo dos números e das fórmulas.

Matemática

Coordenador do curso de Matemática da PUCPR, Gilmar Bornatto diz que a maioria dos estudantes acaba apostando em uma carreira relacionada à docência, em salas de aula ou na produção de materiais para educação a distância e tutoriais de cursos on-line. Ele afirma, no entanto, que o mercado oferece um amplo leque de possibilidades aos formados no curso, em atividades envolvendo finanças, marketing e logística.

Divulgação

“Além de lecionar e atuar em editoras, na elaboração e avaliação de materiais didáticos, há outras opções. Um dos campos que está em alta é a biomatemática, com cálculos e metodologias que estudam a vida de seres humanos e plantas para oferecer melhorias na qualidade de vida. No âmbito empresarial, os matemáticos podem trabalhar com ferramentas e técnicas de gestão e solucionar problemas de finanças, marketing, logística. Também há oportunidades no campo de seguros e na área computacional”, comenta Bornatto.

O coordenador alerta que qualquer interessado em trabalhar com matemática deve estar preparado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade e do mercado de trabalho. “É muito importante fazer uma pós-graduação, mestrado, ou até mesmo doutorado para quem cursa a faculdade de matemática e quer trabalhar em áreas mais específicas e especialmente seguir carreira acadêmica”, finaliza.

Física

No caso da Física, as oportunidades também se apresentam nas mais diversas áreas. Segundo Edival Morais, coordenador do curso na PUCPR, mais da metade dos formados na instituição passa a atuar como professores no Ensino Médio público ou privado. Mas, para quem busca outras alternativas, o mercado está de portas abertas.

Divulgação

“No Brasil, os campos de atuação do físico mais tradicionais e corriqueiros estão na pesquisa e ensino, mas há uma grande diversidade de outras áreas. Entre elas, cito a física forense, desenvolvimento de materiais para a indústria, astrofísica, biofísica, física ambiental, estudos de acústica e vibração, física computacional, oceanografia física e cosmologia, entre várias outras”, afirma Morais.

Outras alternativas para os recém-formados em Física, segundo o coordenador, são trabalhos no mercado coorporativo, instituições financeiras, indústrias e departamentos de tecnologia da informação de grandes empresas. Ele dá o exemplo da Petrobrás, que contrata físicos para atuar nos setores de comercialização e logística e na área de pesquisa operacional.

Química

Indústria, docência e pesquisa. Esses são os três principais caminhos para profissionais formados em cursos universitários de Química. De acordo com Ricardo Padilha Vianna, coordenador do curso da PUCPR, os fatores que definem as futuras áreas de cada estudante estão relacionados às experiências ao longo do curso, estágios em laboratórios e programas de iniciação científica. Além da possibilidade de lecionar em escolas e universidades e desenvolver materiais didáticos, ele lembra que há muitas opções.

Divulgação

“O profissional de química pode atuar na indústria de alimentos, bebidas, cosméticos, papel, celulose, petroquímica, química fina, tintas, fertilizantes, saneamento, tratamento de água e muitos outros campos. Em seu dia a dia, trabalha com análises químicas e físico-químicas, pesquisa e desenvolvimento de produtos, controle de qualidade, representação comercial, assistência, assessoria e consultoria para o desenvolvimento de métodos e produtos”, completa.

Os cursos de licenciatura em Matemática, Química e Física da PUCPR têm duração de quatro anos e se apoiam em metodologias de aprendizagem ativa. Eles levam às salas de aula e aos laboratórios atividades em que autonomia, criatividade e trabalhos em equipes multidisciplinares são imprescindíveis. Com estruturas modernas e flexíveis, os programas de estudo promovem a interatividade e a construção colaborativa do conhecimento.

PUCPR
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Mesmo com um mercado destaque e diversas áreas de atuação, os desafios para o profissional de agronomia são diversos, mas podem ser superados com uma boa formação

Agronegócio: um setor em crescimento e um mercado desafiador

Conheça mais sobre os projetos de internacionalização da PUCPR e sobre o novo certificado AACSB, conquistado pela Escola de Negócios da universidade

Escola de Negócios PUCPR: uma porta para a carreira no exterior

Conheça a iniciativa Slash Education que, em conjunto com a PUCPR, prepara os estudantes para serem profissionais e seres humanos melhores

Soft skills são indispensáveis para os profissionais do futuro

As inseguranças da área existem, mas com uma formação completa, integrada e próxima do mercado de trabalho, artistas encontram uma jornada profissional de sucesso

Carreira artística: uma vocação que não deve ser ignorada

Entenda como as práticas integradas fortalecem os profissionais de saúde e conheça os novos cursos da PUCPR Câmpus Londrina

A integralidade é indispensável na formação em área da saúde

Com alta demanda do mercado e escassez de profissionais qualificados, a área tecnológica é uma excelente escolha para construir a sua carreira de sucesso

A área de tecnologia está sedenta por novos talentos

Muito mais do que a formação de alunos, os professores se tornam responsáveis pela formação de cidadãos

Educação e Humanidades: os desafios do professor no século XXI