04/06/2019

Exame está garantido e registra recorde de inscrições: são 2,9 milhões neste ano

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu 2.973.375 inscrições entre 20 e 31 de maio para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2019. Trata-se de um recorde no número de inscritos.

O número é 75% maior que em 2018, quando o exame teve 1.695.607 inscritos. As provas serão aplicadas em 25 de agosto, durante a manhã e a tarde, em 611 municípios brasileiros.

Apesar do episódio que levou à exoneração de dois servidores de cargos em comissão, na qual a senha do exame foi passada por telefone, a aplicação do exame está assegurada. “Nós fizemos uma nova prova, entregamos uma nova prova na gráfica, cumprindo todos os requisitos de segurança”, disse o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

O Encceja é uma oportunidade para quem não concluiu os estudos na idade adequada. Há provas para certificação do ensino fundamental e do ensino médio. Para participar, basta que o candidato tenha a idade mínima exigida para cada etapa: 15 e 18 anos, respectivamente, na data de aplicação do exame.

As inscrições para o ensino médio foram maioria: 2.331.799, ou 78,4% do total. Os inscritos para as provas do ensino fundamental somam 641.576, ou 21,6%. O exame é gratuito.

Novidades – Pela primeira vez, o edital tem uma versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras), disponível no canal do Inep no YouTube. Quem já teve laudo médico aprovado em outras edições não precisou apresentar novo laudo durante a inscrição.

Participantes surdos, deficiente auditivos e surdocegos tiveram a oportunidade de indicar, durante a inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.

Outra mudança foi a necessidade de justificar o motivo da ausência na edição passada. A segurança foi reforçada. O participante que deixar seu aparelho eletrônico emitir qualquer som durante a aplicação será eliminado. Todos os lanches serão revistados.

Provas – O Encceja tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

Para o ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação. Só obtém o certificado quem consegue a nota mínima exigida em cada uma das quatro provas, mais a dissertativa. No momento da inscrição o participante precisou selecionar provas pretende fazer. Para quem já participou de outras edições do Encceja e obteve nota suficiente em alguma das provas, basta fazer as que faltam.

Certificação ou Declaração de Proficiência – Os resultados podem ser usados de duas formas. Quem conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação tem direito à certificação de conclusão de ensino fundamental ou do ensino médio.

Quem conseguir a nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, tem direito à declaração parcial de proficiência.

Encceja Exterior e PPL – O Inep aplica o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no Brasil e no exterior. O Encceja Exterior é aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e terá seu edital publicado ainda em junho.

A aplicação para pessoas privadas de liberdade também ocorre tanto no Brasil, quanto em outros países, nesse caso em parceria com o Ministério da Justiça.

Acesse o edital

Assista à versão em Libras do edital

Saiba mais sobre o Encceja

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep - MEC

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×