Extra

Ex-alunos de pré-vestibular comunitário, em Nova Iguaçu, retornam à instituição para pagar o que chamam de ‘dívida social’

Exemplos de vitória, dois ex-alunos do Instituto Educarte, em Nova Iguaçu, decidiram aproveitar seu sucesso para fazer o bem e estão oferecendo aulas no aplicativo gratuito Pré-Enem Social, lançado pela organização.

Guilherme Antunes, de 37 anos, morador de Nova Iguaçu, foi aluno da primeira turma da casa, em 1999. Com pontuação baixa, ele precisou voltar às aulas no ano seguinte para, aí sim, conseguir uma das cadeiras da turma de História da UFRJ. Ele entrou no projeto sem ter muita certeza sobre a carreira a seguir, mas o amor pela disciplina veio com o contato com os professores. Hoje, doutor, ele acredita que o interesse pela matéria já existia:

— Coincidência ou não, dois de meus irmãos têm a mesma formação. E o terceiro é graduado em Geografia.

Fernando Lúcio, de 32 anos, morador de Belford Roxo, é da turma de 2001, e também se tornou doutor, em Letras, igualmente pela UFRJ. Sua relação com a disciplina vem da infância, quando se encantou com o teatro. Ainda nessa época, ele começou a escrever poemas, fábulas e crônicas, que compõem o livro “Oliveiras em flor”, obra de sua autoria.

Os dois professores decidiram voltar ao projeto porque sentem que têm uma “dívida social”.

— Aqui no Educarte a gente vem não só para ensinar o conteúdo didático, mas também passar um pouco de perspectiva de um futuro melhor, por meio da educação — explica Guilherme.

Para Fernando, todo professor de pré-vestibular social é um otimista engajado, porque acredita em uma sociedade melhor e trabalha por ela, mesmo sem receber salário ou ganhando pouco:

— Transformar vidas é o que compensa.

Mais de 900 aulas até outubro

Guilherme e Fernando são dois dos 80 professores voluntários do Instituto Educarte que gravam aulas para o aplicativo gratuito Pré-Enem Social.

Diariamente, são disponibilizadas oito videoaulas, nas disciplinas de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza e Redação.

Até outubro serão mais de 900 aulas postadas. O aplicativo está disponível para download no site do Educarte e também nas lojas de aplicativos de smartphone.

A ferramenta foi criada para atender, principalmente, aos alunos que não podem pagar, ou frequentar aulas presenciais de um cursinho preparatório.

A instituição também oferece aulas presenciais acessíveis a R$ 50 mensais, na unidade de Nova Iguaçu (Rua Otávio Tarquino 527, Centro. Informações: 3745-8106).